ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sábado, 11 de janeiro de 2014

MARANHÃO: CAUSA E EFEITO:

O Maranhão é comandado pelos “Sarneys” há 50 anos. Cada vez mais ricos, o Estado cada vez mais pobre. O IDH do Maranhão é vergonhoso há muitos anos. O pior do Brasil. Dos 15 municípios brasileiros com as menores rendas, segundo o IBGE, dez estão lá. Por óbvios motivos tem a menor expectativa média de vida de homens e mulheres: 68,6 anos, cinco a menos que a média nacional. Em cada 1000 crianças que nascem, morrem 29 com menos de 1 ano. Apenas 6% da população estão em cursos de graduação, mestrado e doutorado. Os homicídios em São Luís e na região metropolitana cresceram 460%. Toda essa desgraça tem as digitais dos “Sarneys”. Vergonhoso e revoltante é o total silêncio do Lula, Dilma e ministros Maria do Rosário, dos Direitos Humanos e José Eduardo Cardozo, da Justiça, a quem está subordinado o sistema penitenciário nacional. Eles se calam, mas jornalistas sérios, assim como o povo, manifestaram suas indignações com coragem:
Não bastasse ser o último, ou estar na rabeira, do IDH, do ensino de matemática, do ensino de português, do saneamento básico e por aí afora, o Maranhão dos Sarney choca o país, quiçá o mundo, com atos de pura barbárie. A crise extrapolou as grades e foi parar nas ruas, onde vândalos atacaram ônibus e atearam fogo numa menininha na... "Vila Sarney". Ela morreu ontem. Essa nova crise não deixa pedra sobre pedra na biografia do patriarca José Sarney no seu Estado de origem. O vandalismo dos presos não é isolado. Apenas reflete a situação carcerária que, por sua vez, reflete a calamidade pública geral”. (Eliane Cantanhêde - FSP)
- “A barbárie que tomou conta de São Luís nos últimos dias e que resultou na morte da menina Ana Clara é o desfecho de uma tragédia anunciada, resultado do somatório de descaso, omissão e malversação de recursos por parte das autoridades de governo. Ao expor as mazelas do Maranhão, a Folha só mostra ao Brasil e ao mundo um pouco da triste e vergonhosa situação que nós, maranhenses, vivenciamos”. Frederico Costa e Silva- São Luís, MA- ( Coluna do leitor – FSP)
- “Como pode uma família dominar um Estado durante tanto tempo mantendo a miséria de um povo desse jeito? É impressionante como o povo do Maranhão e o resto do país permitiram esse absurdo”. - Arnaldo Vieira Silva-Aracaju, SE (Coluna do leitor - FSP)
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário