- Nascido no distrito de Rodeio, hoje município Engenheiro Paulo de Frontin, no Estado do Rio de Janeiro, em 30 de janeiro de 1912, Herivelto Martins começou a compor aos nove anos, quando já morava em Barra do Piraí. O pai de Herivelto, Felix Bueno Martins, era agente ferroviário, criou e manteve a Sociedade Dramática Dançante Carnavalesca Florescente de Barra do Piraí que acabou dando prejuízo. A mãe de Herivelto, D. Carlota de Oliveira, costurava pra fora e vendia doces com a ajuda dos quatro filhos Hedelacy, Hedenir, Holdira e Herivelto. Depois que a casa foi hipotecada a família se mudou para a periferia da pequena cidade. O pai foi transferido para São Paulo em 1930 e no ano seguinte, já com 19 anos, Herivelto decidiu tentar a vida na capital do Rio de Janeiro, onde seu irmão Hedelacy já morava.O Rio de Janeiro reunia os maiores músicos e sambistas brasileiros da época e Herivelto então se encontrou na música. O compositor José Luís Costa o apresentou ao cantor e compositor J. B. Carvalho, do Conjunto Tupi, que logo o convidou para integrar o grupo como corista. O Conjunto foi responsável por sua primeira música gravada, a marcha "Da Cor do Meu Violão", em 1932. Herivelto foi um dos responsáveis por trazer o samba do morro para a cidade. Em 1934 Herivelto conheceu Francisco Sena, aquele veio a ser seu parceiro na dupla "O Preto e O Branco", criada depois que os dois passaram a se apresentar no Teatro Odeon. Nesse mesmo ano, o cantor Carlos Galhardo gravou "A Vida É Boa" e Mário Reis "Mais uma Estrela". Mas foi com Aracy de Almeida, que gravou "Pedindo a São João", e Sílvio Caldas, com "Samaritana", que suas composições começaram a fazer sucesso, em 1935. O seu parceiro Francisco Sena, faleceu em 1935, a dupla foi desfeita e Herivelto começou a trabalhar sozinho, fazendo apresentações no Teatro Pátria como o palhaço Zé Catinga. Foi lá que ele conheceu em 1936 aquela que viria a ser uma de suas principais intérpretes, a cantora Dalva de Oliveira, com quem se casou anos depois. Na mesma época retomou a dupla “O Preto e o Branco”, com Nilo Chagas e passou a cantar junto com Dalva. Gravaram um disco com as músicas "Itaquari" e "Ceci e Peri", e o sucesso os levou ao programa de César Ladeira, na Rádio Mayrink Veiga. O locutor anunciou "vamos ouvir agora esse conjunto vocal, Dalva de Oliveira e a Dupla Preto e Branco, o “ Trio de Ouro”. A partir daí, nasceu o primeiro trio do mundo composto por duas vozes masculinas e uma feminina. O Trio de Ouro começou a fazer apresentações no Cassino da Urca em 1939 e lá ficou até 1946, quando o presidente Dutra proibiu os jogos no Brasil. Foi na voz do grupo que Herivelto gravou o que seria seu maior sucesso "Ave Maria no Morro", em 1942.que se tornou uma das mais gravadas da MPB, se transformando em repertório de igrejas no Brasil e até na Europa. Curioso é que um dos seus principais parceiros e compadre Benedito Lacerda, não acreditava no sucesso desta musica.No auge da fama, no fim da década de 40 o Trio foi desfeito com a separação de Herivelto e Dalva. O fim do casamento se transformou num duelo musical em discos e no rádio, além de ter sido um dos principais temas de fofocas publicadas em jornais e revistas da época. O duelo rendeu clássicos do samba canção, por exemplo, de autoria de Herivelto: "Caminho Certo", "Teu Exemplo", "Cabelos Brancos", "Não Tem Mais Jeito", "Teu Travesseiro" e "Perdoar" e de compositores como Ataulfo Alves e Marino Pinto, que ficaram do lado de Dalva, sugiram "Errei Sim", "Calúnia", "Mentira de Amor" e "Fim de Comédia". Herivelto selou a parceria com o jornalista David Nasser. A Mangueira também era uma de suas paixões, para quem dedicou várias de suas composições. Nas palavras do estudioso da MPB Ricardo Cravo Albin, Herivelto Martins representou um retrato muito bem acabado da alma brasileira". A partir da década 70, passou a dirigir grupos rítmicos de samba, que ele chamava de "Escolas de Samba". Com 80 anos, em 1992, faleceu no Rio de Janeiro, mesmo ano em que teve sua biografia publicada no livro :"Herivelto Martins: Uma Escola de Samba", dos autores Jonas Vieira e Natalício Norberto. Grandes intérpretes da MPB gravaram e continuam gravando suas músicas. A partir do fim da década de 50, Nelson Gonçalves foi um dos seus cantores mais frequentes. Ele gravou o antológico "Atiraste uma Pedra". Pery Ribeiro, seu filho mais velho com Dalva de Oliveira também gravou músicas do pai. Maria Bethânia, Doces Bárbaros, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Martinho da Vila e João Gilberto também estão entre os intérpretes que gravaram clássicos de sua vastíssima obra. Alguns dos maiores sucessos de Herivelto:
1. AVE MARIA NO MORRO - Dalva de Oliveira (1961), 2. IZAURA - Demônios da Garoa (1965), 3. NÊGA MANHOSA - Nelson Gonçalves (1957), 4.SEGREDO - Dalva de Oliveira (1947), 5. NEGRO TELEFONE - Elza Soares (1967), 6. CAMISOLA DO DIA - Nelson Gonçalves (1957), 7. A BAHIA TE ESPERA - Dalva de Oliveira (1963), 8. CABELOS BRANCOS - Silvio Caldas (1958), 9. CAMINHEMOS - Nelson Gonçalves (1956), 10. CARLOS GARDEL - Nelson Gonçalves (1954), 11. DOIS CORAÇÕES - Francisco Alves e Dalva de Oliveira (1942), 12. EDREDOM VERMELHO - Isaura Garcia & Walter Wanderley (1960) ,13. BOM DIA - Dalva de Oliveira (1968),14. PENSANDO EM TI - Nelson Gonçalves e Ângela Maria (1984)DISCOGRAFIA:
Herivelto com o Trio de Ouro (1942) Odeon 78
Ave Maria no morro (1943) Odeon 78
Laurindo (1944) Odeon 78
Odete/Bom dia Avenida (1944) Odeon 78
Jubileu de prata (1956) Continental LP
Um compositor em 2 tempos (1956) Copacabana LP
O Famoso Trio de Ouro (1969) Imperial LP
Trio de Ouro [S/D] Camden LP
Trio de Ouro e os seus sucessos [S/D] RCA Victor LP
Trio de Ouro [S/D] Revivendo CD
Jubileu de Herivelto [S/D] Copacabana LP
Carnaval de Herivelto [S/D] Mocambo LP
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