ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SACOLAS PLÁSTICAS: MAIS UMA CILADA CONTRA O INDEFESO CONSUMIDOR!

A retirada das sacolinhas de plástico dos supermercados não passa de um fortíssimo marketing comercial travestido de marketing ecológico. Quem pagará p/isso? Nós,  indefesos consumidores.
Quem não se lembra daqueles "Kits de Primeiros Socorros Obrigatórios p/Carros", ou então as recentes mudanças nas "tomadas de energia" sob a alegação que causaria menos acidentes/choques, ou ainda, a tal inspeção veicular, implantada pelo Kassab. Verdadeiros estelionatos aos bolsos dos cidadãos. Não existe ainda Lei que obrigue a retirada das sacolinhas, mas sim um interesse dos Supermercados em fazer um acordo para que as sacolas não sejam distribuídas gratuitamente. Cobrarão dos consumidores de R$0,19 a R$0,25 p/sacolinha. Um absurdo, onerando ainda mais o consumidor. Porque resolveram vilanizar as sacolinhas se elas representam apenas 0,2% do resíduo sólido urbano e além disso não são descartáveis, mas sim totalmente reaproveitais: no reuso de múltiplas maneiras, embalando roupas, sapatos, objetos, frutas, coco-de-cachorro, etc., ou então, são recicladas e transformadas novamente em plástico e reutilizadas em tantas outras aplicações. As sacolas dos lixões podem e devem ser aproveitadas na reciclagem enérgica, como se faz em outros países. Portanto o ciclo de reciclagem da sacola é completo, 100 % reciclável e reaproveitável, que gera empregos no Brasil, diferentemente das tais sacolas "Ecobags" trazidas do Vietnã, gerando empregos lá e desempregando por aqui! As sacolas plásticas ainda apresentam uma melhor relação custo x beneficio, é menos nociva em termos de saúde publica que as demais alternativas que estão sendo oferecidas. A pergunta que nenhum Politico ou Supermercadista respondeu: " Consumidores serão beneficiados c/alguma redução de preços pela eliminação das sacolas?"
 Para completar, estudo da Agência Ambiental britânica divulgado recentemente aponta que o PEAD (Polietileno de Alta Densidade), utilizado p/fabricar sacolas plásticas, é muito menos nocivo ao meio ambiente do que as matérias-primas utilizadas na fabricação das Ecobags, 200 vezes menos prejudicial ambientalmente e emite apenas um terço de CO2 .
O que explicaria então esta "Guerra as Sacolinhas" por aqui??
 
Simples, caro Watson: Lucro fácil, utilizando discursos e campanhas de grande receptividade pela sociedade (ecologia) e para os nossos políticos, uma forma de jogar a culpa das catástrofes ambientais,  perdas patrimoniais e  mortes, para as " pobres sacolinhas e outras mentiras",   e assim, tentando esconder suas incompetências, irresponsabilidades além da nojenta corrupção.  Supermercados  "sensibilizados" agradecem e "constrangidamente" informam que cobrarão dos  "amados clientes" pelas sacolinhas "ecobags ou não", tudo em prol do "Lucro Ecológico".
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário