ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

RECEITA DE MUSSAKÁ.

Lembramo-nos da primeira vez que degustamos esta maravilha, realizada por
uma empregada que de serviços gerais não era lá uma Brastemp, mas como cozinheira a baiana era fera. Deste então, nunca havíamos tentado fazer a Mussaká, mas a vontade e a curiosidade, motivou-nos por a mão na massa. Pesquisamos , e não gostamos da orientação de fritar as fatias da berinjela e desenvolvemos um método mais prático e com excelente resultado, evitando mais fumaça e calorias adicionais. Vamos à receita.
INGREDIENTES P/6 PESSOAS:
500 gramas de carne moida,
3 berinjelas medias e firmes,
1 latinha de massa/extrato de tomate,
1 cebola picada,
salsinha e cebolinha(ao gosto), sal e pimenta,
3 colheres de azeite p/fritar a carne,
200 gramas de mussarela fatiada,
3 colheres(sopa manteiga) ,
3 colheres (sopa)farinha de trigo,
500 ml de leite (pode ser de caixinha) ,
Queijo ralado p/gratinar.
MODO DE FAZER:
Lave bem a berinjela retirando o cabo e ponta.Faça fatias de 5 cm, no sentido do comprimento.
Cada berinjela dará de 4/5 fatias longas.Deixar as fatias de molho em água e sal por no mínimo 20 minutos. Lave bem, escorra. Depois de secar coloque as fatias, numa assadeira levemente untada c/azeite, leve ao forno até ela ficar bem macia, assadinha.
Molho de carne moída:
Fritar bem a carne, que soltará àgua, mexendo sempre para não grudar muito na panela.
Retire a carne e na mesma panela, coloque agora 3 colheres (sopa) de azeite, refogue a cebola e volte c/a carne, sal e pimenta (se desejar) .Acrescente agora o molho/extrato de tomate, deixe ferver. Experimente, e se necessário, acerte o sal , adicione a salsinha/cebolinha.
Molho Branco(Bechamel):
Numa panela derreta as 3 colheres(sopa) de manteiga até ficar dourada e acrescente as 3 colheres (sopa) farinha-de-trigo, sal e pimenta e deixe fritar um pouco. Coloque leite aos poucos, mexendo com uma colher de pau em fogo baixo até ferver e atingir a consistência de creme.
**Se o molho começar a empelotar, afaste a panela do fogo e continue mexendo até alisar.Se não resolver, coloque tudo no liquidificador, bata e volte à panela ao fogo até ferver.
MONTAGEM:
Numa travessa ou pirex levemente untado , coloque na sequência:uma camada da berinjela assada (se necessário use uma espátula ou escumadeira), molho de carne-moída, fatias de mussarela,e vá repetindo nesta ordem, até encher a travessa/pirex. Por último colocar o molho branco, salpicar com queijo ralado e levar ao forno para gratinar(10/15 minutos).Sirva quente.
P/acompanhar: arroz branco e salada verde.
FAÇAM, VALE A PENA! É SABOROSA! SAUDÁVEL E CHIQUE!
TIN TIN ! E BOM PROVEITO !
®

Um comentário: