ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PARABÉNS AV. PAULISTA, A MAIS PAULISTA DAS AVENIDAS! 120 ANOS!

Palco de manifestações, referência cultural e econômica e um dos símbolos de São Paulo, a Avenida Paulista, completa 120 anos hoje. Foi projetada  pelo engenheiro agrônomo uruguaio Joaquim Eugenio de Lima, que, juntamente com mais dois sócios, adquiriu parte da Chácara do Capão, incluindo a área do Morro do Caaguaçú. Joaquim Eugênio de Lima estudou na Alemanha e adotou São Paulo para viver e casou com uma brasileira.  A área comprada por Joaquim Eugênio e sócios foi loteada, e a Paulista foi construída no alto do espigão. Quando foi inaugurada, em 8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulista não tinha ainda uma única construção. O que se via eram diversos terrenos uniformes, rodeados por uma cerca de arame de três fios, calçadas e duas pistas, ladeadas por árvores como magnólias e plátanos. Ali circulavam bondes puxados a burro, tílburis, cavaleiros, carruagens e até uma bicicleta primitiva. Era a avenida mais larga e imponente da cidade, a primeira inteiramente planejada e destinada a um fim específico:ser elegante. E assim se manteve até hoje.
Outra curiosidade, a  avenida Paulista foi a primeira via pública asfaltada em 1909, c/ material importado da Alemanha, uma novidade até na Europa e nos EUA.
MAS, como nem tudo é festa, uma noticia triste é que a Corrida de São Silvestre, realizada há 87 anos na cidade de São Paulo, sofreu significativa mudança no seu percurso neste ano, tendo sua chegada transferida da Avenida Paulista para a região do Parque do Ibirapuera.
A alegação das entidades envolvidas na organização da prova é a suposta falta de estrutura da avenida para a dispersão dos atletas, ao final da corrida. Jornalistas corredores e profissionais da corrida muito se empenharam, mas em vão, para que a tradição fosse respeitada. Nossas autoridades permitem de tudo na Av.Paulista, que tanto atazanam a vida dos paulistanos, mas a São Silvestre que nunca representou problemas, eles fizeram questão de retirar de lá o auge, a chegada. Idiotas.
Mas a charmosa, democrática e elegante Av.Paulista, sobreviverá a todos "eles"!
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário