Sem
dúvida, uma das mais importantes obras de infraestrutura do país, que ligaria
o Norte ao Sul do Brasil, proporcionando uma redução de 40 % nos custos de
transportes (grãos, minérios, containers), em relação ao atual modelo por
caminhões, em estradas com péssimo estado conservação. Segundo especialistas a
China consegue ser muito mais competitiva p/a colocar s/produtos no sudeste
brasileiro do que Manaus! No entanto, depois de 27 anos e ter consumido R$ 8
bilhões de recursos não está pronta, e pior, virou uma novela de
corrupção:
"O TREM DO BEM, PILOTADO POR FANTASMAS E DEMÔNIOS"! |
1º CAPÍTULO: Obra
iniciada em 1986 no governo Sarney:
As obras foram interrompidas logo depois, em razão de gravíssimas denúncias
feitas pela Folha de SP, sobre várias concorrências num jogo de cartas marcadas. SARNEY FOI DENUNCIADO, MAS JAMAIS INVESTIGADO! Pior, com Lula, a Norte-Sul voltou ao seu colo e...
2º CAPÍTULO: Em 2003,
Lula, um dos maiores críticos do projeto, retomou a construção da Ferrovia:
- “Essa obra foi lançada pelo presidente
Sarney em 1987. Eu era deputado constituinte e, durante muito tempo, fiz
críticas a essa obra dizendo que ia ligar o nada ao nada. Quando assumi em 2003
eu disse que era necessário retomar as ferrovias existentes. A primeira que
tomamos a decisão de acabar foi a Norte-Sul. Isso é importante por que
vai baratear o custo da produção, ajudar produtores rurais, empresários e
significar desenvolvimento, que vai significar mais emprego, mais salário, mais
poder de compra e a melhoria da qualidade de vida do nosso povo". Tudo estaria perfeito, não fossem os milionários
custos com a corrupção contínua. Em 2010, ao inaugurar um trecho da
ferrovia Lula abraçou Sarney chamando-o de “Meu caro companheiro e amigo” e brincando que “Sarney havia ficado arrepiado, emocionado” com
aquele momento. De mãos dadas.. Ah! O amor é lindo, não??
3º CAPÍTULO: A “ERA JUQUINHA”:
Laudos periciais apontam indícios de
que houve conluio entre as construtoras encarregadas da obra, cobrança de
propina e um sobrepreço de mais de R$ 100 milhões no trecho da ferrovia que
cruza Goiás. Os documentos ajudam a entender o que levou o ex-presidente da
estatal responsável pela ferrovia, a Valec, a ser preso no dia 5 de julho. Acusado
de enriquecimento ilícito, José Francisco das Neves, o Juquinha, foi solto na
última semana, após a Justiça avaliar que ele não oferece risco para a
investigação. Na noite de anteontem, a 11ª Vara Federal de Goiânia decidiu
sequestrar bens da família dele,inclusive os comprados antes de supostos
desvios na Norte-Sul e adquiridos de forma legal. O dinheiro pode ser usado
para ressarcir os cofres públicos. Os peritos da PF analisaram o trecho da
Norte-Sul entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), contratado por R$ 622 milhões.
Comparando os preços das construtoras e os do mercado, acharam diferença
superior a R$ 100 milhões!
4º CAPÍTULO:
ATENÇÃO, os “Autores e Pilotos” se recolheram
temporariamente, para melhor planejar os próximos capítulos da novela: ”O TREM DO BEM, PILOTADO POR FANTASMAS E DEMÔNIOS". Aguardem, vcs não perdem por esperar! Muito
mais virá por aí! É só questão de tempo e da maldita inspiração dos “Espertos Autores!"
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Voce mostra uma fotografia trágica e verdadeira de nossos governantes, sempre puxado pelo carro-chefe, Lula "sapo barbudo" da Silva. Até quando o povo, me incluindo nele, vai aguentar !!! Esse capítulo pode fazer parte do " Assalto ao Trem pagador 2 ", estrelado por Lula, Dilma e a quadrilha mais qualificada deste país ! É a arte retratando a triste realidade de um país composto por fracos e acomodados.
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