ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

quarta-feira, 20 de março de 2013

A VERDADE É QUE AS TRAGÉDIAS DAS CHUVAS DECORREM DA TOTAL IRRESPONSABILIDADE E INCOMPETÊNCIA DAS NOSSAS AUTORIDADES!

O Gil Castello Branco, secretário-geral da ONG Contas Aberta disse abertamente:
-"Quando as tragédias acontecem, nós já conhecemos o ritual: as autoridades sobrevoam as áreas atingidas de helicóptero, prometem solidariedade às famílias atingidas, declaram estado de emergência e as verbas saem por medida provisória". Segundo o economista, esta lógica faz com que a predominância de investimentos na resposta a desastres, e não em prevenção, seja uma espécie de tradição no país. De acordo com dados levantados pelo Contas Abertas, entre 2000 e 2011, o Ministério da Integração aplicou R$ 7,3 bilhões na rubrica "Respostas aos Desastres e Reconstrução" e R$ 697,8 milhões em "Prevenção e Preparação para Desastres". Na avaliação de Castello Branco, um dos motivos para esta inversão seria essencialmente eleitoral: -"Politicamente a prevenção não dá tantos votos ou reconhecimento político. Muitas vezes prevenir significa chegar a uma área de encosta, num dia de sol e comunicar aos moradores que eles vão ser remanejados p/outro local, às vezes mais distante de onde estão morando. Esta tarefa é mais para os estadistas do que p/a os políticos, que vêem apenas as próximas eleições".
Estas considerações remeteram-nos ao que disse lá em 2009 Debarati Guha-Sapir, que dirige o Centro de Pesquisa sobre a Epidemiologia dos Desastres,  centro de referência sobre o tema e entidade que fornece à ONU os dados anuais sobre as vítimas no mundo: - “ No Brasil não há vontade política para preparar o país para lidar com os desastres naturais. Em 2008, o Brasil foi o 13º país mais afetado por desastres naturais. Pelo menos 2 milhões de pessoas foram afetadas pelos desastres, principalmente pelas chuvas. Só as chuvas em Santa Catarina em novembro atingiram 1,5 milhão de pessoas. A realidade é que as vítimas poderiam ter sido poupadas. O Brasil tem dinheiro suficiente para lidar com o problema dos desastres naturais e há anos já poderia ter colocado em funcionamento um sistema de prevenção. Mas a grande realidade é que falta vontade política". Afirmações feitas em conferência de imprensa na ONU!
Hoje, pelos jornais, ficamos sabendo que as verbas anunciadas lá em 2011 para Petrópolis, quando morreram 900 pessoas, ainda estão retidas nos cofres! No país inteiro apenas 1/3 da verba p/prevenir desastres foi aplicada. A irresponsabilidade é das 3 esferas de poder: Federal, estadual e municipal. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, teve a coragem de dizer ontem, ao visitar Petrópolis e Duque de Caxias, que reconhece que a demora na liberação de recursos esbarra na burocracia das contas públicas! Pode uma coisa dessa? O ministro descobriu isso só agora? E sozinho? É um gênio!! Do mal!!  Esta realidade existe há séculos e só nestas horas que governantes assumem erros e prometem buscar soluções para os entraves?DESCULPEM,  ISSO NÃO PASSA DE CANALHICE, JOGO DE CENA E SAFADEZA!
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário