ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CHICANA= AÇÃO OU RESULTADO DE IMPEDIR OU DIFICULTAR ANDAMENTO DE UM PROCESSO, COM ARGUMENTOS OU QUESTÕES IRRELEVANTES.

Ontem, no final do 2º dia do julgamento dos recursos dos mensaleiros um verdadeiro bate boca entre o presidente do STF, Joaquim Barbosa, e o revisor Lewandowski.
MAS O QUE TERIA PROVOCADO TANTA IRRITAÇÃO NO PRESIDENTE DA CORTE A PONTO DE ACUSAR O MINISTRO RELATOR DE ESTAR FAZENDO ‘CHICANA’?
 Tudo corria bem até chegar ao exame do caso do Bispo Rodrigues. O ministro Lewandowski defendia pena mais branda pelo crime de corrupção passiva para o Bispo, alegando que ele recebeu o 1º pagamento do ‘esquema do Mensalão’ em 2002 quando a lei previa penas menores. Ocorre que o Bispo recebeu  mais propina posteriormente, quando prevalecia nova lei que pune c/maior rigor estes crimes!!
MAS SE TUDO ISSO JÁ TINHA SIDO OBJETO DE DECISÕES DO STF, QUE EM 2012 NO JULGAMENTO DO JOSÉ DIRCEU CONCLUIU QUE MENSALÃO TEVE INICIO EM 10/2003, POR QUAL MOTIVO RICARDO LEWANDOWSKI RETOMARA O ASSUNTO?
Ontem, além do ministro Joaquim Barbosa, os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes e Celso de Mello se desdobraram para esclarecer o assunto ao ministro Lewandowski, o o qual continuou insistindo na sua estranha e extemporânea argumentação.  
POR QUE O MINISTRO LEWANDOWSKI CONTINUAVA INSISTINDO?
Ficou evidente p/a todos e em especial para o presidente da corte, Joaquim Barbosa, que a questão levantada pelo ministro Lewandowski beneficiaria José Dirceu. Os recursos apresentados por ele seguem a mesma linha de argumentação. Lewandowski, como sempre fizera durante o julgamento em 2012, busca alternativas para favorecer José Dirceu e outros. Pode-se discordar da forma, mas jamais da perspicácia, inteligência e integridade moral de Joaquim Barbosa.
O julgamento promete muitas surpresas e muito bate boca.  
®

2 comentários:

  1. Tese do jurista Wálter Maierovitch é de que o presidente do STF praticou crime contra a honra do ministro Ricardo Lewandowski ao dizer que ele pratica "chicana" e deveria "pedir afastamento de suas funções"; o jornalista Paulo Nogueira defende que o ministro agredido processe o presidente"; em comum, os dois analistas enxergam muito descontrole de Barbosa e dificuldade em lidar com o contraditório; Lewandowski deve apresentar na próxima sessão uma questão de ordem para reafirmar o seu direito de voto

    ResponderExcluir
  2. Como dissemos, se o ministro Joaquim Barbosa errou na forma, Lewandowski errou no conteúdo tentando mudar uma questão já decidida pela corte, tão somente com a preocupação de favorecer José Dirceu. Se o ministro Joaquim será processado pouco interessa, importante é que o julgamento chegue logo ao seu final e culpados punidos exemplarmente, pois crimes de corrupçao na politica nacional não cessam e o STF terá ainda muito trabalho pela frente. E deverá agir com todo o rigor se desejamos um país mais ético, justo e desenvolvimentista.

    ResponderExcluir