ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

domingo, 5 de dezembro de 2010

WikiLeaks: O site que abalou a diplomacia mundial!

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, é australiano.O seu site, desde o último dia 28 de novembro, virou de ponta-cabeça o corpo diplomático de vários países, principalmente os EUA, por divulgar o conteúdo de documentos confidenciais dos arquivos secretos daquele país.
(Wiki = compartilhamento e Leaks = vazamentos)
Milhares de mensagens secretas divulgadas por diplomatas americanos estão, desde então, sendo reveladas e vários líderes mundiais amplamente citados. Nelas, críticas a outros países, incluindo o Brasil. Citam, por exemplo, a “amizade próxima” de Putin com o premiê da Itália, Silvio Berlusconi, que inclui troca de presentes extravagantes e negociações sobre energia lucrativa. Berlusconi é descrito como “displicente, irresponsável e ineficaz como um líder europeu moderno, física e politicamente fraco cujas noitadas e gosto pelas festas sugerem que ele não descansa o suficiente”. Kim Jong-il, o “ditador norte-coreano”, é descrito como um “sujeito velho e frouxo”, alguém que sofreu “traumas físicos e psicológicos” como resultados de um derrame cerebral. A chanceler da Alemanha, Ângela Merkel, é retratada como alguém que “evita os riscos e é pouco criativa”. Sobre a presidente da Argentina, Cristina Kirchner é são solicitadas informações sobre sua saúde mental.
As relações França-Brasil são chamadas de “festival de amor”, descrevendo que Nicolas Sarkozy usou a primeira-dama Carla Bruni para “promover os interesses nacionais franceses no Brasil”.
Já o ex-embaixador dos EUA no país, Clifford Sobel, teria comunicado a Washington, em 2008, que o Brasil disfarça a prisão de terroristas, segundo os documentos vazados.
Em 18 de novembro a Justiça sueca divulgou uma ordem de prisão contra Julian Assange com o objetivo de interrogá-lo por "suspeitas razoáveis de estupro, agressão sexual e coerção" em um caso ocorrido em agosto. A Interpol informou que emitiu um pedido de captura internacional contra Assange. A acusação causou estranheza, pois a procuradora-geral em Estocolmo, Eva Finné havia fechado o caso de estupro por falta de indícios, mantendo apenas uma denúncia, por outra vítima, de assédio sexual.
Mas de repente, a Justiça sueca resolveu reabrir o caso!?
O advogado de Assange, Mark Stephens, reclamou que ainda não recebeu uma notificação formal das denúncias impostas e, nega as acusações e diz que as denúncias são uma tática do Pentágono para desmerecer seu site. O paradeiro de Assange é desconhecido, mas mesmo escondido voltou a afirmar que se alguma coisa acontecer com ele, documentos ainda não divulgados sobre os EUA e outros países serão publicados imediatamente. Só sobre o Brasil, tem mais de 1450 documentos comprometedores para serem ainda divulgados.
Mas precisa ficar claro que o site WikiLeaks é apenas o divulgador dos documentos secretos, pois a fonte de todos eles é atribuído ao soldado Bradley Manning,22 anos, que é analista de inteligência do Exercito americano o qual esta preso desde maio/2010.
Manning já confessou que fez download de milhares de documentos secretos do Pentágono.Ele até descreveu como fazia as cópias, entrando na sala com um CD da Lady Gaga ou um outro, e enquanto fingia ouvir e cantar, apagava seu conteúdo e copiava dados da inteligência no seu lugar.(Que maravilha a segurança no Pentágono, não?) As próximas revelações, se não prenderem ou eliminarem Julian Assange, promete estremecer o mundo!
Vamos acompanhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário