Tomamos conhecimento desta campanha há alguns dias, pesquisamos e resolvemos divulgá-la, por reconhecê-la importante e realmente de utilidade pública, válida para todas as estações do ano:
- O Verão, que tem início em 21 de dezembro e finda no dia 21 de março, é uma das quatro estações do ano mais bonitas e alegres. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos, propícios para um banho de cachoeira, um mergulho na piscina, no mar, no lago ou no rio! Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias. Nessa estação aumenta o número de situações que trazem risco para o banhista. Quem nunca se empolgou e deu um mergulho de cabeça na piscina? Ações como estas podem custar à coluna vertebral, lesões graves como trauma raquimedular. Acidentes por mergulho acontecem com uma frequência maior do que se imagina. Segundo dados do Instituo de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de SP, o mergulho em água rasa é a quarta causa de lesão medular no Brasil. E em época de verão, o acidente ocupa a segunda maior incidência do país. A cada semana, cerca de dez pessoas ficam paraplégicas ou tetraplégicas ao bater a cabeça em mergulhos. As vítimas são indivíduos jovens, sadios, geralmente do sexo masculino, que na maioria das vezes ingeriram bebida alcoólica. Para que a diversão não termine em tragédia é preciso ter alguns cuidados:
• Não mergulhe em água turva
• Antes de mergulhar, verifique a profundidade do local
• Faça o primeiro mergulho de pé
• Evite brincar de empurrar amigos p/a dentro de lagos, piscinas,etc.
• Não consuma álcool ou drogas
Medidas preventivas e educativas também são primordiais para a diminuição de novos casos. Algumas ONGs têm organizado campanhas e uma das mais atuantes é a do Instituto Mover de Goiânia, que criou a campanha “Use a cabeça, mergulhe de pé”, que consiste na distribuição de cartilha e a fixação de banners trazendo informações e recomendações de segurança para os banhistas. No Brasil são aproximadamente 10 mil novos casos de lesões medulares p/ano, não faça parte dessa estatística, um simples mergulho pode mudar s/vida!
Fique atento, previna-se!
®
Nenhum comentário:
Postar um comentário