ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A LIBERDADE DE IMPRENSA AMEAÇADA NA ARGENTINA E EM OUTROS PAÍSES DA AL!! MAS ..E NO BRASIL?

Na América Latina, vários governantes populistas estão calando ou tentando calar o jornalismo ético e independente que ousa denunciar e criticar as mazelas de democracias de fachada no continente. Venezuela, Argentina, Equador e Bolívia, são exemplos claros  onde a imprensa livre vem sendo reprimida e perseguida por ações do Estado. Emissoras de televisão e rádio são fechadas intempestivamente e medidas que visam controlar jornais são propostas pelos governos, com o apoio de parlamentos subservientes aos soberanos de plantão.
Hoje, estes governantes populistas já não usam de métodos truculentos para silenciar, subjugar os meios de comunicação. São mais sutis e revestem seus atos de aparente legalidade perante a opinião pública, como fez Hugo Chávez na Venezuela. Chávez conseguiu silenciar quase todos os veículos que ousavam criticar o seu governo, restando apenas aqueles que lhe prestam devoção. Usando de vários artifícios, tais como, aplicação de elevadas multas, restrições econômicas,  até o simples fechamento do veículo, amparado em atos considerados legais pela Justiça local, como ocorreu com a RCTV, uma das principais emissoras de televisão venezuelanas, em 2007. Um caso recente ilustra bem o absurdo cerceamento à liberdade de imprensa na Venezuela:
 - O oposicionista Henrique Caprilles estava fazendo um pronunciamento pela TV quando repentinamente teve a transmissão interrompida, pelo Chávez, que entrou em rede nacional para discursar. Cristina Kirchner e presidentes do Equador e Bolívia seguem pela mesma cartilha, investindo contra os veículos de comunicação.  A presidente argentina vem perseguindo o grupo jornalístico Clarín, o mais influente do país. O jornal, que criticou os desmandos presidenciais, já teve até edições inteiras impedidas de circular pela ação de sindicatos atrelados ao governo. Cristina Kirchner marcou a data de 07/12/2012 para desmontar o Grupo Clarín, retirando dele concessões de rádio e TV. O objetivo de Cristina é o mesmo obtido por Chávez: CALAR TODA E QUALQUER TIPO DE CRÍTICA AO GOVERNO.
ENQUANTO ISSO, NO BRASIL, num vídeo publicado no site/PT, o dep.federal José Guimarães, aquele cujo assessor foi apanhado c/a cueca recheada de dólares, irmão do José Genoino, disse o seguinte:
" Passadas as eleições, nós do PT vamos tomar uma medida para retomar o debate sobre regulamentação da mídia,quer queiram, quer não queiram. O partido está sendo alvo de uma ação orquestrada dos meios de comunicação. Foi além do limite. Temos que reagir à altura a ação da elite brasileira e de setores da mídia que querem interditar o projeto vitorioso do PT”.
"ELES" jamais admitarão todas as revelações e punições pelo STF! Se achavam superiores e inalcançáveis pela Justiça, vez que se sentiam protegidos pelo manto sagrado do “Sapo Todo Poderoso”. Dançaram cambada. Já prá cadeia..
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário