ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

LEITE LONGA VIDA OU PASTEURIZADO ???

QUAL PAÍS, É O MAIOR CONSUMIDOR DO LEITE LONGA VIDA, NO MUNDO?

R-É O BRASIL! É isso aí ! Somos campeões absolutos neste quesito!
Devemos nos orgulhar disso?
Bem, ouvimos hoje pela Jovem Pan, um especialista que dentre outras coisas,
chamou-nos a atenção para os seguinte aspectos :
- Porque a Europa prefere o leite pasteurizado ao Longa Vida(UHT)?
Porque eles tem informação e cultura, e o resultado de tão alto consumo nacional, vem de uma parceria entre as grandes redes de Supermercado e a Tetra Pak , que investiu pesado na divulgação do seu produto(Caixinha) .
Fácil constatar que para os supermercados é muito mais interessante trabalhar com o Longa Vida, pois não requer refrigeração, podem estocar à vontade, estabelecer estratégias comerciais diferenciadas e grandes lucros.
Mas consumidor brasileiro, à exemplo do europeu, deveria ser esclarecido sobre o seguinte:
O que é a Pasteurização do Leite?
R- Pasteurização é o processo para tratar o leite cru , desenvolvido pelo médico francês Louis Pasteur em 1864, com o objetivo de eliminar GERMES PATOGÊNICOS, causadores de doenças infecciosas ( Tuberculose, Brucelose, etc). Obtém-se a pasteurização aquecendo-se o leite a certa temperatura, durante determinado tempo e fazendo com que se resfrie imediatamente. As "temperaturas e tempos" determinados pela pasteurização, foram organizados para serem suficientes e eficazes, na destruição de germes patogênicos sem contudo modificar os componentes do leite.
Bactérias inofensivas à saúde humana escapam ilesas do processo — o que, claro, é ótimo . O leite é aquecido a temperaturas entre 72 à 75° C durante 15 à 20 segundos e, em seguida resfriado a temperatura entre 3 à 5° C..
Todo o processo é relizado em circuito fechado e em equipamentos de aço inoxidável, garantindo o mais alto grau de higienização.
Por isso, o leite pasteurizado deve ser conservado num ambiente refrigerado,e seu prazo de validade, é limitado a alguns dias.

E o Leite Longa Vida (UHT)??
R)No processo UHT, ou ultrapasteurização, não resta bactéria sobre bactéria, seja boa, seja má. Afinal, o leite é aquecido em uma temperatura que alcança 150°C em poucos segundos.
“É quase uma esterilização”“Por isso algumas empresas podem até usar o leite de pior qualidade, que é o caso do tipo C.”
São justamente as altas temperaturas do processo UHT o motivo que faz muito especialista torcer o nariz para a bebida longa-vida. O calor tremendo deixaria o alimento com um menor valor nutricional. “O aquecimento modifica as proteínas e é isso o que prejudica a digestão do leite”. Além disso, haveria perda de vitaminas e, de lactobacilos, as bactérias responsáveis por contribuir para o bom funcionamento do intestino, afastando inclusive o risco de tumores no cólon. A versão pasteurizada preservaria essas qualidades.
Concluiu assim o especialista e sugerindo por uma campanha de esclarecimento geral:
"deve-se evitar o consumo do leite "tirado na hora", e dar preferência ao leite pasteurizado homogeneizado**, sempre que possível, ao leite Longa Vida (UHT).

**Homogeneização :
É o processo pelo qual a matéria gorda é distribuída de forma igual em todo o leite. Realizado em equipamentos da mais avançada tecnologia, resulta em um produto diferente, de textura mais cremosa , com muito mais sabor e de mais fácil digestão. Realiza-se antes da pasteurização, tornando -a mais eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário