ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

domingo, 27 de março de 2011

EPIDEMIA DE CONJUNTIVITE EM SP E CIDADES LITORÂNEAS.

A cidade de São Paulo vive uma epidemia de conjuntivite viral.Nas últimas sete semanas foram registrados quase 60 mil casos da doença. São Sebastião, Ilhabela e Peruíbe, no litoral, também enfrentam epidemia de conjuntivite. De acordo com os médicos, esse tipo de conjuntivite não costuma ser muito grave e passa em poucos dias. Mas a doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo ar ou se a pessoa tocar um objeto tocado por outra doente que tenha coçado os olhos. Segundo os médicos, cuidar da higiene é o melhor jeito de evitar a contaminação. É recomendável lavar as mãos com muita frequência, evitar usar a mesma toalha e a mesma roupa de cama de uma pessoa doente, evitar exposição prolongada ao sol, evitar automedicação e evitar uso de remédios caseiros nos olhos como (leite de peito, extratos de plantas, limão, sal, mel etc).
Não há necessidade de procurar diretamente um oftalmologista.
O clínico, pediatra, ou médico de família da unidade de saúde está apto a identificar a doença e a orientar o tratamento.

Conjuntivite é a doença ocular mais comum. É a inflamação da conjuntiva, membrana que recobre o olho e a superfície interna das pálpebras. Pode ser aguda ou crônica.
Na maioria dos casos é causada por bactérias ou vírus. A forma de transmissão das conjuntivites infecciosas é usualmente por contato direto pelos dedos, toalhas, cosméticos e uso incorreto de lentes de contato. Os sintomas mais freqüentemente presentes são a coceira, olhos vermelhos, fotofobia (sensibilidade à luz), sensação de areia nos olhos, edema das pálpebras e secreção.
Conjuntivite viral: A conjuntivite viral é usualmente associada à faringite, febre e mal-estar. O olho fica vermelho, principalmente na parte de dentro das pálpebras e ocorre eliminação de grande quantidade de secreção aquosa. As crianças são mais afetadas que os adultos, e piscinas contaminadas são algumas vezes a fonte de infecção. A doença dura no máximo 2 semanas. O colírio antibiótico pode ser usado para prevenir a infecção bacteriana sobreposta. Compressas de água morna podem diminuir o desconforto e corticóides locais podem tratar complicações.

®

Nenhum comentário:

Postar um comentário