Achamos tão importante esta matéria da Folha de S.Paulo – Saúde, que resolvemos repercuti-la, pois poderá orientar/ajudar muitas pessoas. As fontes são absolutamente confiáveis:
-“Há doenças e sintomas que parecem marcar hora para aparecer. E, para tratá-los, também é preciso seguir o relógio, segundo a “cronofarmacologia”, ramo da ciência que estuda como doenças e tratamentos são influenciados pelos ritmos biológicos. "A asma é o exemplo mais clássico. Sabemos hoje que as piores crises são à noite, e que o paciente deve se medicar antes de dormir." Há outros remédios que já são prescritos levando em conta o relógio biológico, como as drogas anticolesterol, usadas mais à noite e remédios para artrite e artrose, que também devem ser tomados antes de dormir. A atenção aos horários pode aumentar a eficácia das drogas e diminuir efeitos colaterais. A ação de um medicamento deve acontecer quando o corpo mais precisa! “
PRESSÃO ARTERIAL “É pela manhã que acontece o maior número de infartos e derrames.Isso porque a pressão arterial sofre uma alteração antes do despertar, causada pelo aumento na secreção de dois hormônios: o cortisol ("hormônio do estresse") e a adrenalina.Muitas pessoas tomam remédio para controlar pressão alta pela manhã, mas uma pesquisa canadense, que será publicada no dia 17 no "Journal of the American College of Cardiology", diz que o indicado é que o remédio seja tomado antes de dormir. De acordo com o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o estudo mostra a importância do controle da pressão durante a noite, mas, no caso de drogas com ação de 24 horas, não é preciso mudar a prescrição. Os remédios usados uma vez ao dia devem ser tomados pela manhã, a não ser quando o paciente não responde ao tratamento normal.”
O melhor horário para tomar remédio, de acordo com a doença **
· Asma: Antes de dormir.
Falta de ar e chiados pioram na madrugada, porque brônquios ficam mais contraídos.
· Doenças Cardiovasculares: Antes de dormir e de manhã.
Pela manhã ocorre maior nº de infartos e derrames pelo aumento dos hormônios cortisol e adrenalina.
· Diabetes tipo 2: Antes de dormir.
Crises de hiperglicemia podem acontecer à note, quando agem os hormonios que inibem a ação da insulina.
· Gastrite e úlcera: À noite.
Pode acontecer pico de acidez no estômago durante a noite.Há remédios de ação rápida p/aliviar a crise.
· Osteoporose: De manhã, duas horas antes do café da manhã
Os bisfosfonatos que aumentam a densidade óssea só são bem absorvidos depois de varias horas em jejum.
· Artrite e Artrose: Antes de dormir.
A queda do hormônio cortisol à noite aumenta a dor, e ficar muito tempo parado diminui a lubrificação nas articulações.
** ATENÇÃO:
É preciso consultar seu médico antes de mudar horário de qualquer remédio, Ok!
FONTES:
Dra. Rosana Radominski (endocrinologista), Dr.John Araujo (Neurologista) e Dr. Jose Manoel Jansen (pneumologista)- Folha Saúde.
®
Nenhum comentário:
Postar um comentário