ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SABEM QUEM FOI JOÃO RUBINATO?? NÃO ?????

Ontem SP comemorou 456 anos, e João Rubinato tem tudo a ver com esta cidade.
Conhecem ? Sabem quem foi João Rubinato? Não??
Vamos contar um pouco deste personagem fantástico, genio, um poeta preocupado com seu povo e com as injustiças sociais. Ele dizia que falava errado por ignorância mesmo, ou para falar a língua do povo. Nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos, SP e foi um colecionador nato de apelidos. Para cada situação por ele vivida o transformava num novo personagem numa nova história.Para começar a trabalhar desde os 10 anos como metalurgico, tecelão, entregador de marmetas dentre outras, falsificaram "um batistério" , certidao de nascimento.
Tinha uma irmã, Inez, para a qual escreveu uma lindíssima música. Ela sempre o protegeu, mesmo quando eles se transferiram para SP, ela segurava as pontas para que ele tentasse a carreira artística, que demorou a acontecer. E começou como um calouro na Radio Cruzeiro do Sul.Passou por várias rádios da época mas foi na Rádio Record que ele despontou, mesmo tendo iniciado por baixo, como discotecário.Na Record virou um multi-tarefas,interpretando vários personagens, sendo "Charutinho",o mais famoso deles. Por ser um cara extrovertido conquistou uma vaguinha na Trinca de Ases com Alvarenga x Ranchinho.
Tirou de seu dia a dia a idéia e os personagens de suas músicas.
E aí, já sabem quem foi o grande João Rubinato?? Continuemos :
Nasceu e morreu pobre - todo o dinheiro que ganhou gastou ajudando ou comemorando sucessos com os amigos - seu combustível era a realidade - porque então querer viver fora dela? Talvez soubesse que o valor maior de suas canções eram interpretações como a de Elis ou Clara Nunes e parcerias com famosos como Tom Jobim em "Bom dia Tristeza".
Foi um grande colecionador de amigos, com seu jeito simples de fala rouca, contador nato de histórias, conquistava o pessoal do bairro, dos freqüentadores dos botecos onde se sentava para compor o que os cariocas reverenciaram como o único verdadeiro samba de São Paulo.
Mais do que sambista, foi o cantor da integridade.Em suas composições retrata o cotidiano da população urbana de São Paulo e as mudanças causadas na cidade pelo progresso.Em 1924 mora em Santo André, na Grande São Paulo, e começa a trabalhar para ajudar a família. Aos 22 anos instala-se na capital, no bairro da Bela Vista, onde se emprega no comércio e participa de programas de calouros no rádio.
A esta altura voces já o identificaram, correto?
À epoca, concluiu que nao fazia sucesso porque o nome italiano João Rubinato não combinava com sambas que ele cantava. Então resolveu adotar o pseudônimo de Adoniran Barbosa. Adoniran, nome de seu melhor amigo, e Barbosa em homenagem ao cantor Luís Barbosa, seu ídolo.
Sim estamos falando do gigante e inigualável Adoniran Barbosa.

Conquista o primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo, em 1934, com a marcha Dona Boa, feita em parceria com J. Aimberê. Em 1941 é convidado para atuar na Rádio Record, em que trabalha como ator e locutor.
-Saudosa Maloca surgiu quando caminhava pela R. Aurora em direçao a Radio Record, e um cidadão de nome Mato Grosso abordou-o, e contou-lhe que estava sendo despejado.
Adoniran na sua genialidade, enquanto caminhava, bolou letra e musica tão logo chegou à Radio.
-Iracema nasceu de uma notícia de jornal - quando uma mulher havia sido atropelada na
Avenida São João(coisas de gênio).
E assim ele compos a grande maioria das suas musicas, observando a realidade, o dia-a-dia do povão: Trem das Onze,As Mariposa, Apaga o Fogo Mané,Tiro ao Alvaro,etc.
E como disse Joâo Gilberto, ninguém, nem mesmo Dostoiewski, se chamado para retratar São Paulo, o faria tão magistralmente como Adoniram em:
"Saudosa Maloca":
Se o senhor não "tá" lembrado
Dá licença de "contá"
Que aqui onde agora está
Este edifício "arto"
Era uma casa "véia"
Um palacete assobradado
Foi aquí, seu moço, que eu, Mato Grosso e o Joca
"Construímo" nossa maloca
Mas, um dia, "nóis" nem pode se "alembrá"
Veio os "home" co'as "ferramenta"
O dono "mandô derrubá"
"Peguemo" todas nossas coisa'
E "fomo" pro meio da rua
"Apreciá" a demolição
Que tristeza que "nóis sentia"
Cada "táuba" que caía
Doía no coração
Mato Grosso quis "gritá"
Mas em cima eu falei
Os "home" tá co'a razão
"Nóis arranja" outro "lugá"
Só se "conformemo"
Quando o Joca falou
"Deus dá o frio conforme o 'cobertô'"
E hoje "nóis pega as páia"
Na grama do jardim
E pra "isquecê" "nóis" "cantemo" assim
Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim donde "nóis" "passemo" os'dias feliz de "nossas vida"
Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim donde "nóis" "passemo" os'dias feliz de "nossas vida"
Adoniran atuou tambem em filmes e novelas.Além das inumeras composições gravadas por ele, Demonios da Garoa,Elis,João Gilberto,etc., deixou ainda cerca de 90 letras inéditas
quando da sua morte em 23-11-1982 (SP).
OBRIGADO GRANDE JOÃO RUBINATO "ADONIRAN BARBOSA".
E a propósito, não posso ficar nem mais um minuto c/vocês.. Bye,bye!
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário