ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

BRASIL-OLIMPÍADAS/2012: NO BALANÇO DAS ALEGRIAS, DAS SURPRESASS E DECEPÇÕES.. O SALDO AINDA É DESALENTADOR!

Começamos bem, a primeira medalha de ouro nos Jogos de Londres e a primeira do JUDÔ FEMININO veio logo no primeiro dia pelas mãos da judoca Sarah Menezes, que se sagrou campeã olímpica da categoria peso ligeiro, de até 48 kg. Depois de conquistar o ouro inédito Sarah criticou a estrutura do judô no Brasil. Quando Sarah teve a oportunidade de viajar pela primeira vez para competir no exterior, com pouco mais de 12 anos, seu descobridor e técnico Expedito Falcão tirou do próprio bolso o valor de R$ 5 mil das passagens até La Paz, na Bolívia. Desabafo do técnico Expedito: - ”Não me arrependo de nada. Sempre fomos cúmplices, parceiros. Quando ela desanimava, eu estava do lado dizendo que ia dar certo, que ela era acima da média, que ia conseguir. Nunca deixamos a peteca cair. Ficávamos tristes c/ falta de apoio, mas é um problema que afeta o esporte brasileiro como um todo”.
O JUDÔ prosseguiu s/conquistas com mais 3 medalhas de bronze.
NATAÇÃO: Embora frustradas expectativas de ouro c/César Cielo, ganhamos 2 medalhas sendo prata (T. Pereira) e  de bronze (Cielo).
VELA: Outra frustração, pois era certa uma medalha de ouro c/Robert Scheidt/Prada, mas conquistamos mais 1 de bronze.
Hoje, o marasmo foi quebrado, vitória inédita na GINÁSTICA ARTÍSTICA.
 Arthur Zanetti faturou pela primeira vez na n/história olímpica o ouro nas argolas! O brasileiro conseguiu a nota de 15.900 e deixou para trás o campeão olímpico e tetracampeão mundial do aparelho, o chinês Chen Yibing. Zanetti despontou para o cenário internacional ao conquistar a medalha de prata no Mundial de Tóquio, no ano passado. No Pan de Guadalajara,  ficou com a medalha de prata.
SURPRESA reservou-nos o BOXE, o Brasil não conquistava uma medalha na modalidade há 44 anos, quando Servílio de Oliveira em 1968 foi bronze(pesos-moscas). Hoje, garantiu duas, a primeira com Adriana Araújo que se classificou às semifinais do boxe feminino, categoria peso-leve e horas depois Esquiva Falcão se classificou p/a as quartas de final do peso-médio (até 75 kg).
E NESTE CENÁRIO de alegrias, surpresas e decepções, relembramos que o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, que sempre se negou a fazer qualquer projeção para as Olimpíadas, desta  vez, declarou que esperava conquistar 15 medalhas em Londres.  Peraí, este é o mesmo número de medalhas conquistadas há quatro anos em Pequim?  Logo ele que ao assumir o COB em 1995, prometeu fazer do nosso país uma potência olímpica? Passado 17 anos e muito dinheiro, bilhões de reais investidos, nada aconteceu! Mas por quais motivos? Porque está na cara que significativa parcela dos recursos públicos é utilizada para pagar os executivos e toda a superestrutura do COB, quando não vazam pelos ralos da corrupção! É o esporte utilizado apenas como pretexto p/alguns cartolas dele se locupletarem e se projetarem politicamente. O COB, malandramente, incluiu nas 15 medalhas projetadas, 2 do futebol que pouco dependeu de verbas públicas até recentemente, sempre se sustentando com apoios  da iniciativa privada. Mas para o COB sempre será muito mais fácil e lucrativo, buscar recursos públicos. Nuzman teve seu mandato prorrogado no comando do COB até o final das Olimpíadas/2016 - RJ e já está cogitando seguir no comando, pois não há substitutos à altura.
PODE?  
Pode! Nuzman tem amigos poderosos... Ainda!!
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário