ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ADEUS E UMA HOMENAGEM AO CANTOR E COMPOSITOR PERY RIBEIRO! SAUDADES!

Pery Ribeiro, cantor e compositor, filho da famosa cantora Dalva de Oliveira e do compositor Herivelto Martins, nascido em 27 de outubro de 1937, no Rio de Janeiro morreu na manhã desta sexta-feira (24), aos 74 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio, no Rio de Janeiro. Pery estava internado há 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, zona norte do Rio, para o tratamento de uma endocardite O nome artístico foi sugerido e adotado pelo apresentador César de Alencar nos anos cinquenta. O primeiro disco foi gravado em 1960. Em 1961 foi o intérprete de "Manhã de Carnaval" e "Samba de Orfeu", ambas de Luiz Bonfá e Antônio Maria. A primeira gravação de "Garota de Ipanema" foi feita por Pery Ribeiro, em 1963, pela Gravadora Odeon, e ele contava a seguinte história:
- “Eu roubei. (risos) Foi uma espécie de roubo. Tom Jobim tinha acabado de fazer “Garota de Ipanema” com Vinícius. Eles estavam fazendo um show no Rio de Janeiro, numa casa chamada Bom Gourmet.. Numa dessas noites eu estava lá. Eu ia quase toda noite. Nessa noite eu estava com Carlinhos Lyra e o Tom Jobim sentou no piano e disse: “Olha, eu vou cantar uma música que nós acabamos de fazer, eu e Vinicinho... Vinicinho, cadê o papel?” Colocou em cima do piano e começou a cantar: “Olha que coisa mais linda...” Eu fiquei doido com a música, a primeira vez que eu ouvi fiquei alucinado. Voltei no dia seguinte na mesma situação. Aí eu levei um gravadorzinho, gravei muito precariamente. Na mesma época eu estava fazendo o meu primeiro disco de Bossa, chamado “Pery é todo Bossa”, aí eu levei para o estúdio e mostrei para o grande maestro da época, Lírio Panicalli e falei: “Lírio olha isso que eu descobri! “É uma música nova do Tom, olha que beleza que é isso aqui.” Ele ouviu e disse: “Pery, que maravilha. Vamos gravar já.” Aí entramos no estúdio e gravamos. O disco foi pra rua e foi aquele estouro de sucesso. “Garota de Ipanema” estourou em tudo o que era parada de sucesso. Logo em seguida "Os Cariocas" gravaram e depois tomou rumo e andou pelo mundo todo. Hoje estamos com quase 2.000 gravações. Sinto-me muito orgulhoso de ter sido a primeiríssima pessoa a colocar a música no mercado."
Descanse em paz campeão, mas a sua bela voz e suas inesquecíveis canções continuaram sendo cantadas por todos que apreciam a boa música popular brasileira. Obrigaduuu..
®

Um comentário: