ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sábado, 27 de novembro de 2010

CONHECEM ESTE SENHOR COM ARES INFANTIS AOS 81 ANOS?

Conhecem este senhorzinho simpático e sorridente?
Pois saibam que ele é um exemplo de vida ou um exemplo claro, da existência divina nos nossos dias. Ele é o "seo Nelson da Rabeca", que embora sempre muito franzino, trabalhou a vida toda no corte de cana, na pequena Marechal Deodoro, município próximo a Alagoas. A vidinha dele seguia como da maioria naquela cidade e enquanto ia para o corte da cana debaixo daquele sol escaldante nodestino, sua esposa ia pescar piaba, para dar de comer aos filhos.
Até que um dia, aos 54 anos de idade, viu um cidadão tocando violino na televisão. Sentiu naquele exato momento um chamamento divino, e como disse o "seo" Nelson, Deus ficou com pena dele e envio-lhe uma oportunidade de mudar de vida.
Correu para o mato, cortou madeira, secou e começou a construir sua primeira rabeca. E deu certo. Importante mencionar que o "seo Nelson" é totalmente analfabeto e nunca estudou musica!
Com sua rabeca artesanal, começou a se apresentar com esposa em praças públicas e praias, ganhando algum dinheirinho para alimentar sua família.
Quando Nelson se apresentava ao público alagoano, as pessoas ficavam encantadas com aquele senhor tão carismático, na alegria de tocar seu instrumento, na sua alegria de viver mesmo vivendo o drama enfrentado por tantos alagoanos, ou seja, a falta de moradia. Em todas as entrevistas, "seo Nelson" falava do seu maior sonho, o que mais queria era ter uma casa pra receber meus amigos, todas as pessoas que o ajudavam. E "seo Nelson", que tanto queria uma casa para receber as pessoas, conseguiu. Muitos produtores e músicos, entre eles Hermeto Pascoal, fizeram uma grande movimentação em Maceió, doaram seus cachês, promoveram eventos para arrecadar recursos e realizar o sonho da casa de Nelson e sua mulher Dona Benedita. E já vão 8 anos de “felizes para sempre” na nova morada , que tem inclusive quarto de hóspedes para acolher amigos, o grande sonho do "seo Nelson"! Um grande exemplo de vida, simpatia e carisma sem iguais. Aos 81 anos de idade esbanja vitalidade, mesmo depois de tantos problemas de saúde que o deixaram de cama. Quando muitos, infelizmente, já se dão por vencidos, esse senhor, com ares de criança, realizou um sonho comum a todo músico: já gravou três CDs, já viajou por todo o país , esteve em 2003 no Jô Soares causando grande emoção e recentemente, mais uma excelente matéria com ele, no programa Globo Rural.
Para quem já ouviu uma rabeca ser tocada, identificou um som que mais parece um choro. E é um choro mesmo, como explica o "seo Nelson": " A rabeca é igual a nós, chora também quando está feliz"
É esta felicidade que não falta ao franzino corpo de Nelson dos Santos, o "seo Nelson da Rabeca” e como ele mesmo disse:
"Pode-se com inspiração divina e muita dedicação, mudar os rumos que o destino, possivelmente, nos reservara.
Seo Nelson virou compositor e várias das suas músicas são hoje executadas pelos maiores músicos e maestros deste país.
Continua fabricando suas rabecas num modesto galpão nos fundos da sua casinha, as quais são encomendadas por todo o país.
Quem examina uma rabeca fica com a impressão de um violino rústico, mas há uma diferença fundamental:
- o violino tem um som padrão, enquanto que cada rabeca, por suas características (tipo de madeira, tamanho, forma, etc.) tem um som diferente. É por esta razão que músicos/maestros rabequeiros, tem vàrias delas. No Brasil há um pequeno grupo de fabricantes deste instrumento e todos artesanais. Parabéns, muito obrigado pelo lindo exemplo e que Deus continue iluminando a sua vida, da sua esposa e dos seus 10 filhos. Nossa profunda admiração e votos de longa vida pro senhor,"seo Nelson"!
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário