ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

OS NOVOS PERIGOS QUE RONDAM A SAÚDE DE ADULTOS E CRIANÇAS!

São muitos os perigos camuflados nos alimentos industrializados e nas embalagens e, todos os dias surgem novos vilões. Agora, recentes denuncias alertam para perigos que ameaçam a saúde de adultos e também das crianças. Todo cuidado será pouco, para proteger-nos e aos nossos filhos, netos...

1)Altos índices de gorduras saturadas e trans, assim como de sódio, são detectados em produtos alimentares de largo consumo, como biscoitos, inclusive de polvilho, salgadinhos industrializados e yakissobas instantâneos. Em algumas marcas de macarrão com tempero, registram-se níveis de sódio que correspondem a 167% da porção recomendada. Falta, em todo caso, esclarecer mais a população quanto aos riscos envolvidos em tais alimentos. A hipertensão, no caso do sódio, e o entupimento arterial, no caso das gorduras saturadas, são conseqüências fartamente estabelecidas na literatura médica.
2) Os riscos nas embalagens plásticas ameaçam principalmente crianças.
O que é BPA?
O BPA (Bisfenol A) é um produto químico usado na manufatura de um tipo de plástico chamado de policarbonato. O BPA também é usado no revestimento de quase todas as latas de alimentos e bebidas, inclusive em latas de fórmula para bebês.l.
Por que o BPA é usado em recipientes de comidas e bebidas?
Porque ele é forte, leve e duradouro. O revestimento de BPA usado no interior de latas de comida e bebida evita que as latas enferrujem prolongando, assim, o seu prazo de validade para consumo.
O contato com o BPA traz riscos para a saúde?
Nos últimos 5 a 10 anos, estudos com animais realizados em laboratório sugeriram que quantidades mesmo pequenas de BPA podem ser prejudiciais para o desenvolvimento normal de bebês e crianças menores de dois anos de idade.
Quais são os possíveis perigos do BPA para a saúde?
Os perigos possíveis incluem, porém não se limitam a: Alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, como da função da
glândula tiróide e o crescimento do cérebro;mudanças no desenvolvimento do comportamento e do intelecto, como a hiperatividade e alterações no desenvolvimento normal da próstata.
Como podem bebês ser expostos ao BPA?
Há duas formas típicas em que bebês e crianças pequenas têm contato com o BPA:
•- Uma pequena quantidade de BPA pode passar do revestimento da lata para a fórmula líquida e assim ser ingerida pela criança.
•- O BPA também pode ser transmitido para a fórmula da criança ou o leite através de mamadeiras de plástico quando se acrescenta água quente diretamente.
Durante a gravidez, mães também podem expor seus bebês ao BPA? Isto pode ocorrer se a mãe ingere BPA proveniente de uma lata ou recipiente plástico
Como posso proteger o meu bebê do BPA?
• Evite ingerir BPA se estiver grávida ou em fase de amamentação.
• Dê leite materno ao seu bebê ou fórmula em pó.
• Não aqueça mamadeiras plásticas.
• Use mamadeiras sem BPA.
Como posso saber se a garrafa ou mamadeira tem BPA?
O policarbonato, o tipo de plástico que tem BPA, é duro e transparente. Às vezes ele é tingido com alguma cor. Para saber se a garrafa tem BPA, olhe o código no fundo dela. Se tiver o número 7 dentro do símbolo de reciclagem acompanhado das letras PC, a garrafacontém BPA. Nem todos os plásticos classificados com o número 7 contêm BPA, mas se a garrafa for dura e transparente (oude alguma cor, mas ainda transparente) o plástico pode ter BPA. As garrafas de vidro ou aço inox não contêm BPA.
Existem ainda vários tipos demamadeiras plásticas que não têm BPA.Contudo, não há suficientes estudos sobre os produtos sem BPA para poder recomendar o uso de algum produto específico.
Leia o rótulo no fundo dasgarrafas para ter certeza de que a garrafa ou mamadeira que você usa não tem BPA.
▀ ▀ ▀
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário