O DATAFOLHA (FOLHA DE S.PAULO), há 20 anos realiza uma pesquisa em todo o território nacional, fazendo a seguinte pergunta:”Qual é a primeira marca que lhe vem a cabeça”. O objetivo é identificar as marcas mais conhecidas, apreciadas e lembradas pelo povo e que são chamadas de “Top of Mind”. A pesquisa deste ano foi feita entre os dias 27 e 30 de julho junto à população com mais de 16 anos em 160 municípios, de todos os Estados e o Distrito Federal. Foram às ruas 204 pesquisadores e as respostas são espontâneas, ou seja, não são apresentadas opções aos entrevistados. Para realizar pesquisas especificas, sobre a lembrança de marcas por produtos, serviços e especiais a pergunta é, por exemplo:”Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em refrigerante?” Em caso de empate, fazem uma segunda pergunta:"Além da marca que você citou, de quais outras marcas de refrigerante você se lembra?”
O interessante é mostrarmos as marcas vencedoras, as mais citadas
(Top of Mind - Top do Top) pelos brasileiros em 2010.
São elas: Coca-Cola, Omo, Nestlé e Nike.
Vamos falar um pouco sobre estas marcas Top do Top:
- A Nestlé chegou ao Brasil em 1921, está presente em 98% dos lares nacionais. Patrocina a seleção brasileira de futebol e o time de vôlei Sollys de Osasco. O Brasil é o segundo maior mercado para a Nestlé. Ela ficou de fora por 3 anos do Top of Mind, retornando este ano.
- A OMO é sem dúvida uma grande campeã, pois nas 18 edições do Top of Mind dessa categoria, conquistou 18 vitorias. Está no Brasil desde 1957, o sabão em pó é líder absoluto do mercado. Presente em 80% dos lares.Só o sabão representa 20% do faturamento da Unilever no Brasil.
- A Coca-cola é outra campeoníssima, vencendo nos 20 anos da pesquisa. A Coca-Cola está no Brasil desde 1942. Desde 1950 é a patrocinadora da Copa do mundo de futebol. É a marca mais valiosa do mundo.
- A Nike com apenas 11 anos de atuação no Brasil, conseguiu vencer pelo segundo ano consecutivo entre os mais lembrados do Top do Top. Patrocina a seleção brasileira e o Corinthians.
A seguir destacaremos outras marcas, vencedoras nas demais categorias/segmentos , conforme segue:
- Top Feminino: as mulheres pesquisadas escolheram Seda(xampu), Pampers(fraldas descartáveis e Turma da Mônica(fralda descartável)
- A Nestlé chegou ao Brasil em 1921, está presente em 98% dos lares nacionais. Patrocina a seleção brasileira de futebol e o time de vôlei Sollys de Osasco. O Brasil é o segundo maior mercado para a Nestlé. Ela ficou de fora por 3 anos do Top of Mind, retornando este ano.
- A OMO é sem dúvida uma grande campeã, pois nas 18 edições do Top of Mind dessa categoria, conquistou 18 vitorias. Está no Brasil desde 1957, o sabão em pó é líder absoluto do mercado. Presente em 80% dos lares.Só o sabão representa 20% do faturamento da Unilever no Brasil.
- A Coca-cola é outra campeoníssima, vencendo nos 20 anos da pesquisa. A Coca-Cola está no Brasil desde 1942. Desde 1950 é a patrocinadora da Copa do mundo de futebol. É a marca mais valiosa do mundo.
- A Nike com apenas 11 anos de atuação no Brasil, conseguiu vencer pelo segundo ano consecutivo entre os mais lembrados do Top do Top. Patrocina a seleção brasileira e o Corinthians.
A seguir destacaremos outras marcas, vencedoras nas demais categorias/segmentos , conforme segue:
- Top Feminino: as mulheres pesquisadas escolheram Seda(xampu), Pampers(fraldas descartáveis e Turma da Mônica(fralda descartável)
- Top Masculino: os homens elegeram: Pirelli (pneu), Suvinil (tinta de parede) e Petrobras/BR (combustível)
-Top Familia: famílias pesquisadas com filhos até 21 anos morando juntos elegeram: Rayovac(pilha), Lux /Lux Luxo(sabonete) e Suvinil(tinta de parede)
-Top da Classe A: entre brasileiros de maior poder aquisitivo destacaram as marcas: Brastemp (maquina de lavar, Brastemp (geladeira) e Gallo (azeite de oliva). Destaque-se que a marca Brastemp está há cinco anos dentre as mais lembradas da Classe A.
-Top Popular: A classe C elegeu as seguintes marcas: Kibon (sorvete) pelo segundo ano consecutivo, Coca-cola (refrigerante) e Nokia (celular)
- Cartão de crédito: Visa (40%) , Mastercard(145) e Credicard(8%)
- Planos de Saúde: Unimed(335), Amil (4%), Bradesco Saúde(2%) e Golden Cross(1%)
- Cerveja: Skol (41%), Brahma (22%) e Antarctica (11%),
- Chocolate: Nestlé (33%), Garoto (26%) e Lacta ( 7%)
- Refrigerante: Coca-cola (61%), Antarctica (12%) e Fanta (3%)
- Pasta de dente: Colgate (52%) pela sexta vez consecutiva, Sorriso (22%) e Kolynos (11%)
- Carros/Transporte: Volkswagen (31%), Fiat (25%) e GM ( 16%)
Realmente um trabalho muito interessante que certamente municiará agências de publicidade, anunciantes e demais players, no planejamento e estratégias de mercado.
E uma coisa é certa:
Uma grande marca se constrói conhecendo profundamente e respeitando o consumidor, liderando inovações e trabalho consistente de comunicação. Ninguém chega lá por acaso, certo?
®
-Top Familia: famílias pesquisadas com filhos até 21 anos morando juntos elegeram: Rayovac(pilha), Lux /Lux Luxo(sabonete) e Suvinil(tinta de parede)
-Top da Classe A: entre brasileiros de maior poder aquisitivo destacaram as marcas: Brastemp (maquina de lavar, Brastemp (geladeira) e Gallo (azeite de oliva). Destaque-se que a marca Brastemp está há cinco anos dentre as mais lembradas da Classe A.
-Top Popular: A classe C elegeu as seguintes marcas: Kibon (sorvete) pelo segundo ano consecutivo, Coca-cola (refrigerante) e Nokia (celular)
- Cartão de crédito: Visa (40%) , Mastercard(145) e Credicard(8%)
- Planos de Saúde: Unimed(335), Amil (4%), Bradesco Saúde(2%) e Golden Cross(1%)
- Cerveja: Skol (41%), Brahma (22%) e Antarctica (11%),
- Chocolate: Nestlé (33%), Garoto (26%) e Lacta ( 7%)
- Refrigerante: Coca-cola (61%), Antarctica (12%) e Fanta (3%)
- Pasta de dente: Colgate (52%) pela sexta vez consecutiva, Sorriso (22%) e Kolynos (11%)
- Carros/Transporte: Volkswagen (31%), Fiat (25%) e GM ( 16%)
Realmente um trabalho muito interessante que certamente municiará agências de publicidade, anunciantes e demais players, no planejamento e estratégias de mercado.
E uma coisa é certa:
Uma grande marca se constrói conhecendo profundamente e respeitando o consumidor, liderando inovações e trabalho consistente de comunicação. Ninguém chega lá por acaso, certo?
®
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