ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A SEGUNDA BOMBA QUE PODERÁ EXPLODIR NA ECONOMIA = PETROBRÁS

Quantas e quantas vezes vimos o Lula, Dilma e o presidente da Petrobras alardear a grande revolução na Petrobras que aliás, começou quando naquele breve período, a exploração de petróleo alcançou volume próximo ao consumo nacional. Lula por várias vezes se manchou de petróleo, roupa, as mãos e também a sua cara-de-pau.
A verdade é que o Brasil continuou importando petróleo leve e derivados. Depois veio a fase atual do Pré-Sal. Mais ufanismo, mais propaganda, mais discursos e mais promessas. Com algumas manobras e absoluta falta de transparência o governo aumentou participação na Petrobras, em detrimento dos acionistas minoritários e também muito rapidamente, aprovou a capitalização da empresa. E o que aconteceu? A desvalorização de 30% nos papéis da empresa, deste o início do ano! Os números recém divulgados, escancaram toda a verdade e, são preocupantes: A produção, frustrou a expectativa de crescimento. Prometeram uma extração 2,1 milhões de barris/dia, com variação de 2,5% para mais ou para menos, em 2010. E no terceiro trimestre foi extraído apenas 1,991 milhão de barris/dia, tornando a meta do ano praticamente inatingível. E tem mais: entre dezembro de 2002 e setembro deste ano a produção de petróleo cresceu apenas 33%, uma média de 4,2% ao ano, ao passo que entre janeiro de 1995 e dezembro de 2002 a alta fora de 129%, mais de 16% ao ano. (Mentiras e mais mentiras!)
O mais curioso é que os investimentos cresceram muito nos últimos anos, passando de R$ 20,5 bilhões em 2004 para R$ 70,8 bilhões em 2009 mas, o retorno sobre o capital regrediu no período. De um patamar próximo a 30%, entre 2002 e 2006, caiu para 20% entre 2007 e 2009 e, para 11% nos primeiros nove meses deste ano.
Mas como foi possível isso, perguntarão alguns. A explicação é que os investimentos foram neutralizados pelo evidente aumento nos custos na administração, na contratação de pessoal, propagandas, patrocínios, festanças, etc.
Quem conseguirá abrir esta “caixa preta”, Petrobras??
E por conta disso proliferam as despesas extraordinárias de grande magnitude. Já foi dito que investirão no Pré-Sal o equivalente a tudo que se investiu em toda a história da Petrobras!
Considerando então todos os custos e riscos na extração do óleo em águas profundas, considerando a absoluta falta de transparência nas operações, considerando a incompetência e desconfiança nos atuais gestores, confessamos, estamos com muito medo!
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário