ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

domingo, 4 de outubro de 2009

PASSADA A EUFORIA, REFLITAMOS..

OLIMPÍADAS RJ/2016 - REFLEXÕES.

Passada a euforia, projeto Olimpíadas - RJ/2016 é estimado em R$ 25,9 bilhões, divididos entre os governos federal, estadual e municipal e a iniciativa privada. Cifra sem precedentes na história do esporte nacional. Ficará realmente nestes custos?Lembremo-nos do PAN, onde os gastos superaram em muito, custos INICIAIS previstos , e algumas promessas não foram cumpridas,por exemplo, a melhoria na rede de transportes. Tudo ficou como antes. Afinal, em que melhorou o RJ, c/realização do PAN?Outra pergunta pertinente é: FOI REALMENTE BOM PARA OUTRAS CIDADES SEDIAR AS OLIMPIADAS?
Fizemos alguns levantamentos e apuramos que para Los Angeles, Seul, Barcelona e Atlanta foi bom, já para Sidney, Atenas e Pequim(2008), foi ruim. Inclusive, está na nossa memória, aquele fantástico NINHO DE PÁSSARO, da última olimpíada na China.
Virou um
elefante Branco.
Então, os resultados poderão ser bons: aumento PIB, do emprego,impulso ao turismo, reestruturação urbana da cidade, etc. "Pagar a festa das Olimpíadas não será difícil, difícil será pagar pelas obras c/salão das festas!?" Mais uma pergunta pertinente: Não haverá prejuízo de outros programas importantíssimos, dos governos federal,estadual e municipal? Por exemplo: saúde, educação, saneamento, segurança, etc.? Os investimentos alcançarão toda a comunidade carioca, ou beneficiará poucos? Temos mais uma questão: E nossos atletas olímpicos? Como são tratados?Há investimentos? O que constatamos depois das Olimpíadas/2008 foi um abandono total dos nossos melhores atletas. E os jornais de hoje estampam a primeira divergência entre os organizadores. Enquanto o governo quer ver o país entre os dez melhores em 2016, Nuzman declara: "Ninguém sabe de nada. Vou estabelecer ainda como vamos trabalhar." E apesar de Nuzman (Presidente do COB) declarar que comandará o Projeto, o ministério já adiantou que tem o seu plano. O projeto prevê uma participação estatal forte no financiamento e na formulação!? ( guerra de vaidades). Se a escolha do RJ efetivamente inflou o ego nacional (o Pan foi frustrante), como reagirá o povo se tivermos resultado decepcionante com nossa delegação, na nossa casa?

Enfim, são estas nossas dúvidas e aflições sobre o assunto, as quais gostaríamos de partilhar com amigos. Adoramos os jogos olímpicos e reconhecemos nele uma brutal importância nas relações mundiais, mas fazê-la no Brasil, requer muita atenção e cuidados. Os enormes investimentos precisam trazer, sem erros, extraordinários resultados ao RJ e país, ou pagaremos um alto preço, que ficará para muitas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário