ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sábado, 3 de outubro de 2009

RECEITINHAS DAS ARÁBIAS:HOMUS E KAFTA.

Hoje resolvemos puxar a sardinha para as nossas origens. São 2 receitinhas básicas, fáceis e deliciosas. Apenas o homus dá um pequeno trabalhinho, pois você deve,de véspera lavar bem o grão-de-bico e deixar de molho (12 horas). No dia seguinte, na mesma agua que ficou de molho,cozinhar o grão-de- bico em panela de pressão por uns 50 minutos. Se a agua do molho não for suficiente, coloque mais um pouco, de forma que ultrapasse o grão de bico em uns 3 dedos. Ingredientes:
200 gr de grão-de-bico( já cozido e sem a pele); 2 dentes de alho, 03 colheres (sopa) de molho de tahine; sal a gosto; 03 colheres (sopa) de suco de limão; salsinha picada a gosto (para decorar); azeite para regar.
Modo de fazer: Uma vez cozido o grão de bico, retire as cascas e reserve. No liquidificador coloque um pouco da agua do cozimento, o tahine,o alho,o suco de limão,sal(pouco) e por ultimo o grão-de-bico. Começe a bater, e se ficar grosso, vá colocando, aos poucos, mais agua do cozimento. Deve ficar com consistencia pastosa. Observe o ponto que começará a ganhar brilho, significando que os ingredientes se aglutinaram.Este é o ponto certo. Retire, coloque num pirex/prato e decore com salsinha e regue com azeite. Sirva/coma c/ pão sírio ou torradas .
Uma dica: se quiser evitar toda a mão-de-obra c/grão-de-bico, há nos supermercados o produto pronto em conserva (lata ou vidro)
---------------------

KAFTA NO ESPETO .

Ingredientes :
500 g de patinho ou acem ou capa-de-file, moído duas vezes,
1 cebola média ralada,1 dente de alho picadinho,sal,pimenta síria a gosto ou pimenta do reino e uma pitada de canela,1 colher de sopa de salsinha picada, palitos de madeira para churrasco,
Modo de preparo:
Tempere a carne moída com todos os temperos.Misture bem mesmo,até adquirir consistencia de massa. Pegue porções de carne e vá formando os rolinhos em volta dos palitos de madeira.Se necessário para dar liga, coloque um pouquinho de farinha de trigo,misture bem. Unte c/oleo uma assadeira e leve ao forno até assar bem.Também pode ser assado no grill ( assadeira eletrica), untando um pouco a carne com óleo/azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário