ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

FIDEL CASTRO: HERÓI E TRAIDOR (1ª PARTE)

Faremos aqui um resumo, de dois documentários muito interessantes que assistimos, sobre Fidel Castro, na visão de amigos, companheiros de luta e familiares.
Como Fidel, um herói para muitos, traiu os ideais revolucionários, e se mantém no poder há meio século.
Os fatos narrados por sua irmã Juanita Castro, a qual vive exilada nos EUA há mais de 40 anos,são contundentes.
Para não ficar longo,dividiremos nosso relato em 3 partes.
1ª PARTE:


Fidel nasceu em 3/08/1926 no vilarejo de Birán. Foi o 3º dos sete filhos de Angel Castro e Lina Ruiz. Foi na universidade de Direito que Fidel emergiu como um líder de sua geração.Casou-se pela primeira vez antes mesmo de se formar, c/Mirta Dias que também era do vilarejo de Birán, e tiveram um único filho, Fidelito.
Segundo relatos da irmã Juanita Castro, ficaram três meses em lua-de-mel nos EUA, patrocinados pelo pai de Fidel, o qual sustentou, financeiramente, o casal por muitos anos.
Em 1952, Fulgêncio Batista dá o golpe de estado em Cuba, derruba o presidente Prío Socarras e estabelece a ditadura. Seu governo foi corrupto e injusto.
Foi nesta época que Fidel passou a participar da luta clandestina contra o regime e preparando a 1ª ação militar. Entretanto fracassou e em 1953 foi condenado à prisão por 15 anos. Ainda preso separou-se da primeira esposa, e casou com Nati, e com ela teve uma filha, Alina. Fidel foi solto em 1955 porque Fulgêncio Batista temia reação popular.
Fidel vai então para o México e lá conhece o medico argentino CHE GUEVARA, que se junta ao Movimento Revolucionário 26 de julho. Após um ano e meio de exílio no México, Fidel e 82 revolucionários desembarcaram em Cuba, e se refugiaram na Sierra Maestra. Foi lá que conheceu um dos 5 comandantes da revolução,o ex-professor e agricultor Huber Matos. Enquanto estiveram em Sierra Maestra faziam uma refeição ao dia, ou nenhuma. A guerra era assim:
"à tarde eles desciam a serra até o campo, lutavam à noite e regressavam quando o dia clareava", conforme narrado pelos guerrilheiros.
Segundo declarações do comandante Huber Matos, Fidel, jamais entrou em qualquer combate.
®®®

Nenhum comentário:

Postar um comentário