ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sábado, 5 de dezembro de 2009

SABIAM QUE A 1ª GRAVAÇÂO DE "RONDA",FOI POR ACASO?

Pois é amigos, "Ronda ", este verdadeiro "Hino da Noite e da Boemia Nacional", foi gravada pela primeira vez por um mero acaso. Quem contou isso foi o próprio Paulo Vanzolini, no programa "Mosaico" da TV Cultura. Foi assim, ele e esposa, acompanhavam a amiga Elizete Cardoso a uma gravadora da época, onde ela gravaria seu primeiro disco, "A Marvada Pinga". Mas Elizete não sabia que o disco tinha lado B, e a saída encontrada naquele momento foi gravar a música do amigo, que ela conhecia e já cantava na noite. E como Vanzolini, por obra divina, estava presente, autorizou a gravação. Depois, inúmeros artistas gravaram "Ronda", inclusive Marcia (esposa do Silvio Luiz), que é a nossa gravação preferida.
Vamos conhecer um pouco mais deste gênio da n/musica popular brasileira:

Paulo Emílio Vanzolini nasceu em São Paulo SP em 25 de Abril de 1924. Filho de um engenheiro, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro RJ, quando tinha quatro anos. De volta a São Paulo em 1930, cursou o primário no Colégio Rio Branco e fez o ginásio numa escola pública, terminando o curso em 1938. Quatro anos depois entrou para a Faculdade de Medicina, passando a freqüentar as rodas boêmias de estudantes e a compor seus primeiros sambas.Saiu da casa dos pais em 1944 e começou a trabalhar com um primo, Henrique Lobo, na Rádio América ,sendo logo depois convocado para o Exercito, o que o obrigou a interromper os estudos. Dois anos depois, retomou o curso de medicina, começou a dar aulas no Colégio Bandeirantes e foi trabalhar no Museu de Zoologia, da Universidade de São Paulo. Formou-se em 1947, casou no ano seguinte, e foi para os EUA, onde se doutorou em zoologia, na Universidade de Harvard.
Em São Paulo em 1951, compôs o samba "Ronda", por essa época, e publicou um livro de versos, Lira. Convidado por Raul Duarte, passou a trabalhar na TV Record, de São Paulo, em 1953, produzindo os programas de Araci de Almeida.
Em 1959 compôs "Volta por cima"que só foi gravada pelo Noite Ilustrada, por interferência/insistência de alguns amigos.
E acabou fazendo enorme sucesso (levanta,sacode a poeira dá volta p/cima).
Paulo Vanzolini, aos 85 anos continua firme, sempre lembrado e homenageado.
E como é bom ouvir e cantar:
-"De noite, eu rondo a cidade, a te procurar,sem encontrar
no meio de olhares espio, em todos os bares,
você não está,
volto prá casa abatido,desencantado da vida,
O sonho alegria me dá, nele você está.....
(Aplausos e Vida longa ao grande mestre Vanzolini)

®®®

Nenhum comentário:

Postar um comentário