ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

domingo, 13 de dezembro de 2009

FIDEL: HERÓI E TRAIDOR ( III - ÚLTIMA PARTE )

III- ÚLTIMA PARTE:
Em Maio/1960 Cuba e URSS estabelecem relações e firmam acordo. E Fidel, mais fortalecido, sonha em tornar os Andes na Sierra Maestra da América Latina, e formar um grande Bloco Revolucionário contra os EUA, concluído a obra de Simon Bolivar.
Foi em dez/1961 que Fidel declarou que sua revolução era marxista-leninista, causando impacto e mais decepção entre companheiros de luta e familiares.
A revolução que prometia Liberdade e Pão sem terror, sucumbira nos seus ideais.
Em 03/01/1961 os EUA romperam relações com Cuba, pelas ameaças contidas no acordo com União Soviética.Fidel recebeu apoio de intelectuais e artistas mundiais, notadamente da América Latina.Como curiosidade vale mencionar que gosta de culinária, mas gosta mesmo de comer bem, tomar bons vinhos e fumar charutos especiais.
Desde 26/07/2006 afastou-se do poder, por problemas de saúde, e foi substituído pelo irmão Raul Castro.Embora afirmem que o relacionamento dos dois é perfeito, a família diz que eles são como agua e vinha, completamente diferentes, personalidades opostas, embora tenham lutado lado a lado na revolução. Os 12 milhões de cubanos e o mundo, aguardam com muita ansiedade os acontecimentos, as mudanças que poderão vir, no caso da morte de Fidel Castro.
Dizem que até a morte dele será um ato político.
Ao examinarmos o cenário politico atual da América Latina, constata-se que Fidel fez escola e admiradores: Hugo Chaves(Venezuela) ,Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa ( Equador),Fernando Lugo(Paraguai), etc.
As experiências do comunismo fracassaram, foram desastrosas para a humanidade, mas a América Latina hoje, está tomada por líderes/governos socialistas-comunistas.
FIM

Um comentário:

  1. a america latina não esta tomada por governo comunistas porque o verdadeiro comunista ele e afacvor da democracia basta fazer uma analise mais profunda de karl marx e percebemos que nehm o próprio apoiaria este stalinismo, que não passa de uma forma mais agreciva do capitalismo.

    ResponderExcluir