ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FIDEL CASTRO: HERÓI E TRAIDOR.(2ª PARTE)

2ª PARTE:DE HERÓI A TRAIDOR.
Enquanto Fidel e guerrilheiros se refugiavam em Sierra Maestra, as tropas de Fulgêncio Batista mantinham o cerco a família Castro em Birán. A guerra durou 3 anos,e a maioria do povo já apoiava a revoluçao. Então, em Janeiro/1959, o governo caiu. A revolução venceu, segundo seu líder, para fazer triunfar a Liberdade. O povo foi às ruas, num espetáculo gigantesco.
Mas Fidel não demorou para dar forma a revoluçao, a trair os ideiais revolucionários.
Como tinha sido ajudado por comunistas, estes viriam a ocupar postos chaves no novo regime, desagradando a muitos companheiros. Rapidamente, em fev/1959, foi instituída a pena de morte. Segundo Juanita Castro, qualquer coisa, qualquer gesto era motivo para prender e executar pessoas, eles não precisam de um fato para isso.
Mais de 500 batistiamos foram foram rápidament executados, como se fossem animais.
As prisões estavam abarrotadas de presos políticos. A família Castro e muitos companheiros, tentaram em vão intervir/negociar, para salvar ou reduzir a pena de várias famílias.
A própria revolução pregava e ensinava o fim das injustiças, e agora, presenciavam assassinatos sem provas / julgamentos. Todos, inclusive a família haviam sido traídos por Fidel.
O comandante Huber Matos que esteve ao lado de Fidel durante toda a luta armada declarou:
" Prefiro ser fusilado a trair todos os que lutaram sobre meu comando."
Foi condenado a 20 anos de prisão, acusados de conspirar contra a revolução.
E foi também da irmã Juanita a seguinte declaração:
" A revolução era a esperança de mudança, a esperança que haveria pão para o povo cubano, sem terror.Mas fomos todos enganados."
Juanita que tanto lutara pela revolução, estava decepcionada,revoltada e sentia que precisava fazer algo por Cuba, p/ frear o ímpeto assassino e totalitário do irmão. Foi ai que, ajudada pela esposa do embaixador brasileiro em Cuba, se aproximou e começou a trabalhar para a CIA,
em solo cubano. Foi descoberta e enviada para o México onde fez varias declaraçoes.
Como foi ameaçada de morte, preferiu se transferir para EUA, onde se encontra até hoje.
JUANITA CASTRO, AOS 76 ANOS, NOS EUA.


®

Um comentário:

  1. Fidel e Raul Meus irmãos. A história Secreta.

    Aqui no Rio Grande do Sul /Brasil,li o livro de Juanita. Gostei de como ela fala da família e dos irmãos. Tem muita saudade,acho eu.
    Espero que o comandante Fidel convide a irmã para um reencontro da família ,em Cuba, antes que morram. Ela está fazendo por merecer.

    ResponderExcluir