ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sábado, 28 de novembro de 2009

Ao ouvir falar "Fazenda", o que lhes vem a mente?

Ao ouvir falar em fazenda, principalmente aqueles originários do interior, imediatamente associam a rios, lagos,peixes, frutas, curral, cavalos,vacas, porcos, pássaros,pescaria,comidinhas,leite tirado na hora,aventuras,etc. O mesmo vale para sitio, chácara ou campo. Hoje, mesmo distante, como não lembrar da nossa infância e juventude em Tejupá e as constantes visitas a Fartura,Timburi(um alô p/Paulinho/Leila e PG),Sarutaiá(da inesquecível Tia Celeste/Tio José),Piraju,Oleo, Manduri Taquaras,Taquarituba, etc. Como não lembrar daqueles dias na fazenda do Chico Pileggi, onde a D.Amélia, acordava-nos bem cedinho para tomarmos leite tirado na hora.E os banhos no salto no sitio dos Maraias, na companhia dos queridos amigos Herivelto, Jair,Nilson, Vrade,Djalma,João e Wirsinho do Lazinho,Carlão,Merci,Reinaldo,etc. Fugindo um pouquinho do tema, a lembrança nos remete ao sábado, que fomos cantar na Radio Piraju (salvo erros, Herivelto, Jair, Nilsinho e eu). Lembramo-nos muito bem do meu irmão Zezo, tirando sarro e dizendo que ao cantar na rádio , eu não pronuciara Amapola, e sim Rámapola. Mas lamentavelmente a TV está se encarregando de nublar,poluir, confundir esta nobre associação de imagens de todos os tempos.
A "Fazenda"(titulo infeliz), este reality-show ridículo da TV RECORD, está levando ao povo uma associação, no mínimo desvirtuada. Nesta fazenda, as galinhas, vacas,antas, burros, são de outra espécie, não é? Que nos perdoem quem gosta, mas estes personagens, estas figuras... como diria Araci de Almeida:"nada a acrescentar".
Mas o próprio público demonstra estar cansado, saturado, pois a audiência caíu , e colocou a emissora em estado de alerta. Vão apelar muuiitto para recuperar audiência, e os bichos lá enjaulados, vão barbarizar..
Mas como estamos imunes a esta interferência, nossas imagens de fazenda, ainda serão de paisagens bucólicas, belos rios e refrescantes cachoeiras, bons amigos, futebol e pescaria,cavalgadas, pomares, plantações, pássaros e animais. E assim seguiremos cantando:
" Não há, ó gente, oh! Não, luar como esse do sertão"
" No rancho fundo, bem prá lá do fim do mundo.."
" Deus e eu, no sertão.."

Nenhum comentário:

Postar um comentário