ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

RECEITAS C/ABÓBORAS - E VIVA A ABÓBORA, NUTRITIVA, DELICIOSA E IMPORTANTE P/SAÚDE!

A Abóbora:  De alto valor nutritivo, possui um mineral que reduz a sensação de fadiga e participa da absorção de proteínas e carboidratos. A abóbora é rica principalmente de vitamina A, complexo B (B1, B2) e vitamina C.Ela também é rica em minerais, como fósforo,potássio, cálcio, silício, magnésio, ferro, cloro.Cada 100 gramas de abóbora contém cerca de 40 kcal. Nela também está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular, o colesterol mais nocivo e perigoso.
Tipos de abóboras: Abóbora de pescoço ou menina brasileira, Paulista, Moranga, Italiana, Brasileirinha, Japonesa ou cabotiá e Abóbora do campo.


TORTA AMERICANA DE ABÓBORA:
Ingredientes para a massa:
250 g farinha de trigo
1 pitada de sal
180 g de manteiga sem sal e gelada
Junte a farinha, o sal e a manteiga gelada e comece a amassar, com as mãos, até virar uma farofinha.Levará uns minutinhos. Depois, vá colocando a água aos poucos, até obter uma massa homogênea, firme  e que não esteja grudando nas mãos.Estique a massa com mais facilidade, colocando-a entre dois filmes plásticos e passando o rolo. Coloque a massa numa forma definitiva e leve para pré-assar em forno pré aquecido a 180 graus por 05 a 10 minutos. Retire e reserve.
Ingredientes do recheio:
1 k abóbora moranga
220 g de nozes
2 ovos
1 pitada canela ou cravo em pó
(na receita original americana não vai côco, mas se desejar pode incluir)
Envolva a abóbora inteira ou em pedaços em papel alumínio e leve para assar. Quando ficar bem assada, retire do forno, e com a polpa faça um purê. Agora agregue ao purê de abóbora os ovos, açúcar,  pitada de canela ou cravo em pó.Coloque sobre a massa pré-assada. Por cima coloque as nozes e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos. Depois de assada se desejar pode jogar sobre ela chanty c/pouco açúcar e nozes, ou apenas nozes.
Doce de Abóbora:
Já fizemos o doce inúmeras vezes, inclusive, variando a forma e o tipo da abóbora. Não temos dúvidas que esta é uma das melhores maneiras de fazer e a abóbora mais indicada para o doce é a de pescoço ou menina brasileira.

Ingredientes:
1 k de abóbora de pescoço ralada no ralo grosso
700 g de açúcar
300 g de côco fresco ou sêco.
6 cravos ( ou mais, se gostar)
2 pauzinhos de canela ( ou mais,  se gostar)
Numa panela coloque a abóbora ralada, o açúcar, o côco, canela e cravos da índia. Ainda frio, misture muito bem todos os ingredientes. Leve ao fogo e vá mexendo para fundir a abóbora aos demais ingredientes. Vai murchar bem. Continue apurando até o ponto de pleno cozimento. Prove e aprove.
BOM PROVEITO, FOLKS!
® 

Nenhum comentário:

Postar um comentário