ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ATÉ ONDE CEDEREMOS ÀS EXIGÊNCIAS, DESEJOS E MEGALOMANIAS DA FIFA? E A NOSSA SOBERANIA PRESIDENTA?

O país escolhido para sediar uma Copa do Mundo  assume pesados compromissos com a FIFA, que deve ser regulamentado por uma lei, “A LEI GERAL DA COPA“. É uma lei criada pelo país-sede do Mundial para regulamentar as responsabilidades do governo federal perante a FIFA. O governo enviou ao Congresso no dia 19/09 a tal LGC, mas com algumas omissões. Estas omissões, trouxeram grandes desconfortos aos governadores e cidades sedes, porquanto, temem retaliações se não atenderem desejos da FIFA, de permitir bebidas alcoólicas nos estádios e vetar a meia para estudantes.  A federação deve decidir neste mês as atribuições das sedes. No modo FIFA de negociar, provavelmente a sede que vetar bebida alcoólica, terá papel diminuído em 2014. Por exemplo, se tinha chances de abrigar partida das quartas de final, perderá essa disputa p/ outra que atendeu aos interesses comerciais da entidade. Mas aceitar as imposições e vontades da FIFA não é tão simples, pois vários Estados têm legislações próprias vetando bebidas alcoólicas nas arenas. E não é fácil derrubar leis, só para um determinado período. Não é recomendável ficar adequando as leis por causa de um evento. ISSO NÃO EXISTE! Quanto à liberação de meia-entrada nos estádios para estudantes, o assunto é ainda mais complexo, pois todas as cidades sedes têm legislação autorizando essa venda. O temor é que se cederem às exigências, por exemplo, a venda de bebidas alcoólicas, prováveis incidentes marcarão e mancharão a imagens das cidades e autoridades envolvidas! Por estes motivos, autoridades das cidades sedes aguardavam, ansiosamente, pelos entendimentos entre Dilma e FIFA, no encontro realizado esta segunda ( dia 03/10) em Bruxelas. Muitas foram as manchetes dizendo que Dilma não se curvaria às absurdas exigências e que ela negociaria de homem prá homem (Ops), com absoluta firmeza! Prá começar, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, não apareceu na reunião, Dilma e Orlando Silva (ministro dos  Esportes) foram então recepcionados pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke! Será que Joseph Blatter, se solidarizando c/ Ricardo Teixeira, o qual não foi convidado por Dilma, deixou de comparecer ???
Bem, continuando, qual deveria ser a postura da nossa Presidenta e do seu Ministro dos Esportes na discussão com a entidade? O Brasil fará a Copa/2014, atendendo parâmetros da FIFA quanto a infraestrura necessária, desde que observadas as Leis reinantes no país!Ponto final! Não é possível admitir que nossos governantes permitam que uma entidade privada, uma federação de futebol, venha questionar nossas leis, subtrair direitos e hábitos dos cidadãos! Por incrível que pareça, temos por aqui poderes constituídos e a FIFA não pode exigir,  para realizar um evento desses, que eles sejam confrontados, tão somente para atender seus mega-gananciosos objetivos de lucros! Já não bastam as casuísticas alterações na Lei de Licitações, o absurdo e reprovável uso de recursos públicos, e ainda, toda a corrupção envolvida? Mas não foi isso que aconteceu na reunião, Dilma e seu ministro saíram de lá feito cordeirinhos, dizendo-se satisfeitos, mas prometendo rever pontos da Lei Geral da Copa do Mundo, que tanto desagradavam à entidade. Pode??  E ainda estufaram o peito para dizer não mexerão no Estatuto do Idoso!  Óbvio , é Lei Federal e temeriam pelos  desgastes políticos , oras bolas!
É por essa e outras tantas que por mais que tentem pintá-la de firme gestora e de urrar na hora certa, de fato, ela é dissimulada e mal consegue grunhir, frente às dificuldades! Esta Copa mal começou a gerar problemas.... Aguardem.... Quem viver, verá!
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário