ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

QUANDO PENSAMOS JÁ TER VISTO TUDO...LEIAM ISSO, E SE ESCANDALIZEM...

VEJAM ISSO: Embaixadas e Consulados Brasileiros
Embora disto nunca tenhamos sentido a menor falta, o Brasil já conta agora com importante representação diplomática em Bamako. Não sabe o prezado leitor onde fica? Ora, Bamako é a trepidante capital do Mali, nação da África ocidental. Se o querido leitor não tiver achado Bamako importante, podemos ampliar a oferta.Que tal Baku, capital e porto do Azerbaijão? Talvez Belmopan, onde temos igualmente vigorosa presença diplomática. Belmopan, apesar de capital, é sossegada cidade de menos de 15 mil habitantes, no distrito de Cayo, Belize. Na verdade, temos mais de quarenta países nos quais o Brasil abriu embaixadas e consulados-gerais nos últimos dois anos. Lugares como Basse-Terre, Castries, Conacri, Cotonou, Cartum, Gaborone, Malabo, Novakchott, Roseau, St. Georges, St. John’s ou Uagadogu entre outros.
A maioria, certamente, só o chanceler Amorim alguma vez na vida ouviu falar
.
E o ministro Celso Amorim não esconde nada, tá tudo ali, no Diario Oficial.!?
Essa farra tem a ver com a obsessão por ocupar lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU. Como se China, Rússia e Estados Unidos aceitassem a idéia. E se topassem, digamos, aumentar em duas as cadeiras, o Japão e a Alemanha fossem ficar de fora, para dar vez ao Brasil...
A escolha de nomes para o primeiro posto dessas embaixadas e consulados-gerais não chega a ser problema... Ninguém chega a ir amarrado, mas o escolhido geralmente recebe o posto como "missão". Para os demais cargos, no entanto, o exercício é penoso!
Quem aceita, embarca com a passagem de volta no bolso. Nada além de noventa dias! O segredo aí é que, por um período desses, além do salário ganham-se diárias. Um belo punhado de dólares, que dá para viver direito, enquanto o salário se soma à poupança.Ano passado, por exemplo, Antônio José Ferreira Simões, lotado no gabinete de Amorim, foi feito embaixador em Caracas. Até aí, tudo bem. Pouco depois, porém, o Brasil abriu um consulado-geral em Caracas. Quem foi nomeado para o posto de cônsul? Ora, Mariangela Rebuá de Andrade Simões, a senhora Ferreira Simões.
Também em 2008, o Brasil formalizou sua representação junto à Organização Mundial do Comércio, a OMC. Para comandá-la foi escolhido Roberto Carvalho de Azevedo, não por acaso, pois a esposa dele,Maria Nazareth Farani Azevedo, chefe de gabinete do ministro,assumiu o comando da delegação brasileira na ONU, e as duas delegações funcionarem na mesma cidade, Genebra.
Coincidências??
Mas este fenômeno também ocorreu com a designação, este ano, de Regina Maria Cordeiro Dunlop para a delegação brasileira na ONU, entidade que, como se sabe, tem sede em Nova York. Com ReginaMaria no posto, o Brasil sentiu falta de um consulado-geral na região; instalou-o no distrito de Hartford, estado de Nova York, e botou a comandar o lugar Ronaldo Edgar Dunlop, casualmente marido de Regina Maria.
E já se torna visível ao mundo, por exemplo, o talento da diplomacia brasileira no mercado imobiliário. Em apenas duas investidas na área, o ministério de Amorim garantiu para o próximo governo uma herança difícil de esquecer:
Em Nova Delhi,
comprou por cinco milhões de dólares o terreno (somente o terreno) onde, um dia, construiremos a embaixada.
Em Genebra, pagou quarenta (atenção: quarenta) milhões de dólares pelo prédio que abrigará as representações brasileiras. A soma dos dois eventos surpreendeu até mesmo funcionários já habituados à largueza de gestos da nossa diplomacia. É assim: Lula, diz que dá aos pobres e subtrai de todos.
(extraído de artigo do Xico Vargas-diretor de jornalismo Band-RJ)

FIZERAM DESTE PAÍS UM QUINTAL DA CASA DELES! UMA FARRA!
E NINGÚEM CONSEGUIRÁ DETE-LOS,
A NÃO SER RETIRANDO-OS DE LÁ...
▬®▬

Nenhum comentário:

Postar um comentário