ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

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quarta-feira, 16 de junho de 2010

AINDA SOBRE A INSPEÇAO VEICULAR!

Prometemos voltar ao assunto assim que fizéssemos a tal inspeção veicular. Dentre os locais oferecidos pela Contralar,tínhamos duas opções mais próximas: Barra Funda e Parque do Estado. Ambas, segundo o Google Maps, há 18 km de casa. Optamos pelo Parque do Estado tentando fugir do transito mais intenso, e agendamos para 16/06(hoje), as 10h12.Pelo marcador do carro rodamos (ida e volta) mais de 40 km e levamos 2 horas. Chegando ao local (9h31), já nos deparamos com uma fila na rua, mas ninguém coordenando. Os carros iam chegando e encostando, um atrás do outro. Aqueles que não perceberam tiveram de dar uma bela volta, pois a rua é mão única. A fila andando lentamente quando nos aproximamos de uma barreira com cabines pilotadas por moças. Elas digitam a placa e nos indicam os boxes. Eram 12 ao todo. Fomos para o Box 3 com 1 carro sendo inspecionado e um outro na nossa frente. Chegando a nossa vez, uma mulher com pose de “otoridade”, secamente pediu que deixássemos o carro ligado, capô puxado e aguardássemos no corredor amarelo a inspeção pelo técnico.Demorou entre 6 a 8 minutos. O técnico se dirigiu a nós informando que o veiculo estava aprovado (09h56). Sair daquela região é um caso sério. Ao ver aquela quantidade de carros aguardando, imaginamos a máquina registradora faturando... Também imaginamos todos os custos para os cidadãos: taxa da inspeção, gastos com revisão prévia recomendada pela Controlar, combustível, desgastes mecânicos e a aporrinhação. Interessante saber que segundo a Resolução nº 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em vigor desde novembro de 2009, todos os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal são obrigados a criar um Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV). A resolução do Conama obriga todos os estados a criar o PCPV para definir as áreas onde a qualidade do ar está comprometida e, se a frota de veículos for a principal responsável pela emissão de poluentes, sugerir medidas para controle da poluição.
O PCPV será aprovado pelo próprio estado e não necessáriamente irá sugerir a adoção da inspeção veicular. “A resolução determina que os estados criem medidas para reduzir os poluentes, mas não determina que ela seja a inspeção veicular.Pode-se, por exemplo, optar apenas pela restrição de circulação de veículos, como o rodízio de carros, que já existe na cidade de São Paulo.
Mas vejamos estes outros fatos
: cerca de 25% da frota de veículos que rodam na cidade de São Paulo está com sua documentação irregular,
segundo matéria publicada no jornal Diário de São Paulo em 14 de maio de 2010. A matéria vai mais além: “Não é difícil encontrar nas ruas da capital, carros caindo aos pedaços, emitindo fumaça e complicando o trânsito. Uma estimativa da Secretária Municipal do Verde e do Meio Ambiente feita com base no Programa de Inspeção Veicular de 2009 indica que ente 20% a 25% da frota da capital registrada no banco do Detran está irregular. Ou seja, como a cidade em abril deste ano tinha mais de 6,8 milhões de veículos registrados, o número de carros piratas pode chegar a 1,7 milhão.
Para o consultores em mobilidade urbana,a baixa frequência com que as fiscalizações são feitas implica em um número maior de veículos sem condições apropriadas. Aqueles que já fizeram a inspeção em 2009 e aqueles que não tinham de fazer porque seu carro era mais antigo, mas que mantém o automóvel em bom estado, vão realizar a inspeção. Já quem tem veículo irregular vai continuar a não fazer inspeção, afinam eles já não pagam IPVA, nem multas’. Especialistas ainda afirmam que a cidade deixa de arrecadar cerca de R$ 2 bilhões de IPVA, já que o imposto não é pago pelos piratas .
E A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
Porque a Prefeitura de SP, antes mesmo de implantar a Inspeção Veicular,
não atuou e atua firmemente, na caça aos veículos irregulares?
Quais resultados esperar na melhoria da qualidade do ar, se 20 a 25% da
frota de SP não fará inspeção e não recolherá impostos/taxas? E além disso,
entre 30 a 40% da frota que circula diariamente em SP,são de outros municípios, outros estados??
Querem a verdade?
Muito mais fácil atuar sobre o cidadão de bem,aquele que tem tudo em ordem e que pagará a taxa como cordeirinho, sem chiadeira. Prevalece como sempre a Lei do Menor Esforço & maior faturamento. Políticos só raciocinam assim. E vamos continuar pagando o Pato. Nosso carro, um Corolla 93, bem cuidado, não tinha porque ser reprovado. Então,porque submeter carros novos à Inspeção?
Não é admissivel que carros com até 5 anos de uso possam se tornar poluidores!? Exija-se muito mais da Industria Automobilística, exija-se trocas de filtros,dos
catalizadores,etc. em menores prazos se necessário, mas Inspeçao Veicular !?
Prefeitão Kassab, em quem um dia acreditamos...
Vá a Merda !!

2 comentários:

  1. Rui otima materia.Tinha que haver mais materias neste sentido. E Kassab, va a merda mesmo.
    Abraco. Cleber

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  2. Viu a denuncia da Folha de hoje, sobre o esquemão Ricardo Teixeira x Kassab para tirar o Morumbi da Copa/2014. Coloquei no Blog também. Confesso, acreditava no Kassab. È somente mais uma decepçao com políticos.Teremos muitas ainda..
    Rui

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