ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

POBRES CRIANÇAS RICAS QUE NÃO SABEM O QUE É BRINCAR

MEUS TEMPOS DE CRIANÇA. (Ataulfo Alves)
“Eu daria tudo que eu tivesse, prá voltar aos dias de criança
Eu não sei pra que que a gente cresce,
se não sai da gente essa lembrança
Aos domingos, missa na matriz,
da cidadezinha onde eu nasci
Ai, meu Deus, eu era tão feliz, no meu pequenino Miraí
Eu igual a toda meninada, quanta travessura que eu fazia
Jogo de botões sobre a calçada, eu era feliz e não sabia”

A letra desta música nos remeteu ao tema.
Claro que além do jogo de botão,todos da nossa geração poderíamos acrescentar outras tantas brincadeiras da nossa época: corridas de carrinho de rolimã ralando toda a perna, futebol , nadar em dias de chuvas,pescar, andar a cavalo, caçar de estilingue, de pique, ciranda,bang-bang/faroeste, apanhar frutas no pomar, e as vezes colher dos pomares alheios e sair em disparada quando os donos ou empregados vinham ao nosso encalço.
No Natal, aguardávamos ansiosos os presentes do Papai Noel .Como não lembrar daquela maravilhosa sensação quando ganhamos nossa primeira bicicleta!!
Hum! Aquele cheirinho de nova! Era uma felicidade sem fim.
Jamais ousamos pedir coisas impossíveis ao Papai Noel.
Tínhamos verdadeira admiraçao,carinho e respeito para com nossas professoras.
Hoje, elas apanham de alunos!? À epoca, raros eram os casos de insubordinação! É o retrato de uma geraçao!
Nos dias de hoje poucas crianças conhecem aquelas brincadeiras e aventuras. Duvidamos que reconhecam um pé de pitanga, ou amora, ou de goiaba.
Talvez nunca venham se deliciar, saborear e se lambuzar com frutas colhidas no pé! Hoje, a grande maioria passa o dia brincando no computador com joguinhos que exploram cada vez mais a violência, comendo porcarias e lanches calóricos, além da internet trazer às crianças, os riscos da Pedofilia. Muito cedo os garotos despertam para a sexualidade, fantasiando como adultos. As meninas pouco brincam com bonecas, muito prematuramente se lançam na vaidade, pintando unhas, tingindo cabelos,jóias e roupinhas de grife. Já se constata varios casos, verdadeiros absurdos de plasticas e cirurgias modeladores em crianças. Estudiosos e educadores chamam a atençao para a crescente erotização infantil. Um crime! Tudo ao redor está erotizado, inclusive, as revistinhas infantis! Na publicidade de produtos destinados às crianças/jovens ,o erotismo é uma constante! E assim, com certa amargura, concluímos:
” Pobres crianças ricas.Elas não sabem o que é brincar, de fato!”
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário