ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

MOLHO BECHAMEL! MAMINHA NA MOSTARDA !



Antes , um pouquinho de historia: o molho bechamel foi desenvolvido na França pelo jovem chef Antoine Careme. O nome, foi uma homenagem ao encarregado de serviços de salão do hoje Palais de Champs-Elysée, Louis Bechamel. Existem muitas variações/invenções para este molho, mas trataremos do clássico:Ingredientes:
1/2 litro de leite, 3 colhs.sopa de manteiga, 3 colhs.sopa farinha trigo, sal/pimenta/noz-moscada.
Preparaçao: Derreter a manteiga numa panela, em fogo baixo.Acrescente a farinha de trigo e vá mexendo até formar um creminho dourado. Agora, vá acrescentando o leite aos poucos , sem parar de mexer(colher -de-pau ou fouet), até engrossar. Não deixe empelotar.Se necessário, retire a panela do fogo e continue batendo para desempelotar. Se não conseguir, basta bater no liquificador e voltar ao fogo( sempre baixo), acrescentando os temperos (sal/pimenta/noz-moscada). Este é o molho clássico. Variações são possíveis, acrescentando queijo parmesão ralado, requeijão catupiry, etc. Mas este molho vai muito bem com massas, lasanha, no croque monsier, e até com miojo!!
Gostamos muito deste molho com couve-flor: cozinhar a couve-flor em agua e sal até ficar macia.Escorra a agua. Coloque a couve-flor num pirex/travessa, salpique c/pimenta-do-reino, jogue o bechamel por cima, e por ultimo polvilhe c/queijo parmesão. Leve ao forno, em fogo médio até ficar douradinho. Hum!! Muito bom e saudável.Viu! Não requer prática, nem tão pouco habilidade! E que tal uma carne assada, facil, prática, para acompanhar esta delicia ??
MAMINHA NO MOLHO DE MOSTARDA E ALHO:
Ingredientes:
1,5 kg de maminha em um só pedaço;- 100 g manteiga; - 3 colheres (sopa) de mostarda; - 3 dentes de alhos picados; - 2 colheres (sopa) de suco de limão; - Sal e pimenta do reino a gosto; - 1 colher (sobremesa) de salsinha picada.
Modo de preparo:
Aqueça o forno em 180º. Limpe e fure a maminha com uma faca, espalhe uma mistura feita com a mostarda, o alho, o suco de limão, o sal e a pimenta. Coloque a carne em uma assadeira untada e cubra com papel alumínio, deixe descansar por 30 minutos. Unte a carne com a manteiga e cubra novamente com o papel alumínio. Leve para assar por uns 45 minutos, regando a carne com o molho que vai se formando na assadeira. Retire o papel e deixe por mais uns 30 minutos, até a carne dourar. Fatie a carne e salpique salsinha/cebolinha, a gosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário