ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

terça-feira, 15 de junho de 2010

QUAL TAMANHO DO NOSSO MUNDO? HÁ MAIS COISAS E MISTÉRIOS QUE...

Este é o sistema solar que a maioria de nós
aprendemos e conhecemos :

MERCÚRIO:O menor dos planetas é torrado pelo Sol de dia, mas esfria várias centenas de graus à noite. É pouco maior que a Lua terrestre e, assim como ela, é todo cheio de crateras.
VÊNUS: É outro lugar bem quente: 470ºC na superfície! Coberto de nuvens e com uma atmosfera cheia de gás carbônico e ácido sulfúrico, tem vulcões ainda em atividade.
TERRA :O que realmente torna a Terra diferente dos outros planetas é ter tanta água na forma de oceanos e ser o único que se sabe até agora que tem seres vivos.
MARTE:O planeta rochoso com metade do tamanho da Terra foi batizado pelos antigos romanos com o nome do seu deus da guerra porque tem uma cor avermelhada que lembra o sangue.
JÚPITER: É o maior dos planetas, mas boa parte disso é só gás -hidrogênio e hélio. Tem quatro luas grandes: Io é cheia de vulcões ativos; Calisto, Ganimes e Europa podem ter um oceano debaixo de uma camada de gelo.
SATURNO:Tem os anéis mais espetaculares de todos, feitos principalmente de gelo. É outro "gigante gasoso" de hélio e hidrogênio, com ventos fortíssimos-cinco vezes mais fortes que o mais feroz furacão.
URANO: Está tão longe que só foi descoberto em 1781, graças ao telescópio. É um "gigante de gelo", 3,6 vezes maior que a Terra. O gás metano na sua atmosfera dá a ele uma bonita cor azul-esverdeada.
NETUNO: Outro gigante de gás muito distante: leva 165 anos para dar uma volta em torno do Sol. Seu núcleo sólido é mais ou menos do tamanho da Terra; o resto é gelo e gás, como o metano que também o deixa azulado.
PLUTÃO, O ANÃO: Em 2006, o pequeno astro, menor que a Lua da Terra, deixou de ser planeta e passou a ser um "planeta anão" para os astrônomos.
E o Sol?
Bem, o Sol é uma estrela. Parece-nos muito grande porque é a estrela mais próxima da Terra. No entanto, ele é uma das menores estrelas do Universo!
Apesar disso, é um milhão de vezes maior que a Terra!!
A sua luz demora cerca de oito minutos a chegar até nós e é tão intensa que não nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada.
E VEJAM SÓ ISSO :
Nos Jornais mundiais de hoje, pesquisadores anunciam a descoberta de mais seis planetas fora do Sistema Solar.
Todos bem maiores do que a Terra e, portanto, maus candidatos a abrigarem vida. A procura por planetas distantes começou em 1995. Já foram encontrados 461.
Outras missões, como a Kepler, da NASA, também fazem buscas.
RESUMO DA ÓPERA :
"Há mais coisas e mistérios entre o Céu e a Terra,
do que sonha nossa vã filosofia"
(William Shakespeare)
®

Um comentário: