ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

NOSSA SINGELA HOMENAGEM PÓSTUMA AO SEO NENE DA VILA MATILDE.

Somos apreciadores do samba, carnaval de rua e dos desfiles das grandes escolas, mas principalmente somos admiradores, deste perfil de pessoas que acabam por se consagrarem verdadeiros “heróis do povo”. Normalmente, de origens simples, mas capazes de levar adiante grandes projetos populares.
O Seo Nene da Vila Matilde é um destes personagens para os quais devemos render homenagens. Seo Nenê presidiu a Escola por 47 anos!
Fácil imaginar todos os desafios, problemas, tristezas, alegrias e decepções deste grande líder comunitário, um pioneiro, baluarte do samba brasileiro e sem dúvida, um grande brasileiro. Idolatrado na escola que fundou, seu Nenê também sempre foi muito querido e respeitado pelas outras escolas de samba de São Paulo.Nossas homenagens ao Seo Nenê que faleceu hoje aos 89 anos de idade por insuficiência respiratória.
Um pouco da sua rica história.
A história do Seo Nenê como sambista, se confunde com a da escola que leva o seu nome. Diz a lenda que Seu Nenê, ao nascer já chorava como se fosse uma cuíca, motivo que levou sua mãe a abandoná-lo num orfanato das cercanias da Vila Matilde, onde levou uma vida dura de criança prodígio, porém desamparada. A escola foi fundada por um grupo de sambistas que na década de 40 faziam rodas de samba no Largo do Peixe, no bairro da Vila Matilde, eles resolveram fundar uma escola de samba.
A roda de samba é uma manifestação muito comum nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, Brasil. As chamadas rodas de samba não exigem grandes desprendimentos financeiros e costumam reunir um grande número de pessoas que cantam e dançam em torno de uma mesa, onde os músicos tocam os instrumentos e cantam. Uma verdadeira roda de samba não exige microfones e nem um número certo de pessoas para tocar, é livre de qualquer responsabilidade de acertar. Tudo e todos da roda ou de fora podem dar suas opiniões nas músicas a serem tocadas. O nome da escola veio do seguinte: no dia 1º de janeiro de 1949, ao tentar registrar e assinar a ata de fundação, perceberam que tinham esquecido do mais importante: o nome da escola. Estavam todos muito nervosos com a situação, surgiram algumas ideias, como Unidos do Marapés e Primeiro de Janeiro, mas nenhuma delas agradou a todos, até que o homem que trabalhava no cartório peguntou quem era aquele que enquanto todos discutiam o nome da escola tocava o seu pandeiro tranquilamente. Responderam-lhe que era o Nenê. O funcionário então sugeriu que o nome da escola fosse Nenê, o que agradou a todos. A Nenê já nasceu como escola de samba, ao contrário de algumas das outras grandes escolas de São Paulo, como Camisa e Vai-Vai, que foram fundadas como cordões, ou Rosas, Mocidade e Gaviões, que eram blocos.
Seu Nenê, depois de presidir a Escola de Samba por 47 anos, passou o comando da entidade, em 1996, para seu filho, Alberto Alves da Silva Filho, em razão de alguns problemas de saúde. Mesmo assim continou a desfilar em todos os anos seguintes.
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário