ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

JÁ OUVIRAM FALAR DO CAFÉ DE CIVETA OU KOPI LUWAK?

Acreditem, um dos cafés mais caros do mundo, com preços atualmente ao redor de U$1000 o quilo, é produzido por grãos encontrados nas fezes de um animal. Não se assustem. È verdade !
O café é produzido com grãos de café que foram comidos e passaram pelo sistema digestivo do civeta!
O civeta - que é uma espécie semelhante ao gambá (vejam a foto)
come os grãos, mas estes grãos não são digeridos e passam intactos pelo sistema digestivo do animal. A civeta excreta o âmago duro e indigerível dos grãos de café, mas apenas depois de ela ter sido fermentada nos ácidos estomacais e enzimas do animal, resultando em um café descrito como aveludado, achocolatado e livre de qualquer sabor residual amargo.
Este processo acontece nas ilhas de Sumatra, Java e Sulawesi no arquipélago da Indonésia, e nas Filipinas.
O cafe civeta ou Kopi Luwak, o café mais caro do mundo, vendido é vendido principalmente no Japão e nos Estados Unidos. A produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) é o motivo de sua raridade, preço alto e sabor inigualável, garantem os apreciadores.
"Uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns", descrevem alguns especialistas.
Nos últimos anos, à medida que especialistas dos EUA, Europa e Ásia Oriental foram descobrindo o café de civeta, a demanda crescente começou a alimentar uma verdadeira "corrida do ouro" nas Filipinas e na Indonésia, países com as maiores populações de civetas. Coletores vasculham as florestas das Filipinas, onde o café de civeta emergiu como um novo negócio.
Na Indonésia, empreendedores têm capturado civetas e instalado minifazendas de criação do animal, com frequência em seus próprios quintais. A concorrência suscita discussões acirradas.
O que é o verdadeiro café de civeta, afinal?
São os frutos escolhidos pela civeta que garantem a qualidade do café? Ou é a trajetória deles pelo trato digestivo do animal?
Será que o aroma, a fragrância e o sabor de grãos contidos no esterco de uma civeta criada em uma jaula podem ser tão bons quanto os de grãos excretados por uma civeta silvestre?
CURIOSIDADE NOSSA: TOMARIAM ESTE CAFÉ??
®

Um comentário:

  1. O Rui, ja tem tanta merda pra gente evitar, e voce agora inventa um primo do gamba que caga cafe? O mijo dele deve ser um suco otimo ne? ehehehehehehehehehehehehe. To fora. Sai gamba.
    Abraco. Cleber
    obs- otimo como curiosidade

    ResponderExcluir