ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

domingo, 29 de agosto de 2010

UTILIDADE PÚBLICA: DESAPOSENTAÇÃO! SABEM O SIGNIFICADO??

MATÉRIA APRESENTADA NO JORNAL HOJE (GLOBO):
" Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça abriu uma porta importante para os aposentados que continuam trabalhando.
Os advogados chamam de desaposentação. O nome é esquisito, mas o resultado é bom. É a possibilidade de rever o valor da aposentadoria. Tem gente que já conseguiu um bom aumento no benefício. O emprego com carteira assinada tem aumentado para os brasileiros com mais de 50 anos. Só do ano passado para cá, mais de 370 mil pessoas nessa faixa de idade voltaram a trabalhar. Muitos, já aposentados. O Ministério do Trabalho não sabe quantos dos 15 milhões de aposentados ainda trabalham, mas uma boa parcela se mantém no mercado. São pessoas que recebem o benefício, mas, como estão em atividade, continuam pagando o INSS.
Neusa Alvarenga é um exemplo. Ela se aposentou por idade, mas continuou exercendo a profissão por mais de cinco anos. Descobriu que poderia refazer a aposentadoria incluindo essas últimas contribuições. Ela entrou na Justiça e ganhou.
Para entrar com uma ação dessas o trabalhador tem que desistir da primeira aposentadoria e pedir para ter uma nova, com outro valor porque levariam em conta também as contribuições mais recentes.
O INSS geralmente recorre. Alega que um decreto impede a reversão da aposentadoria, mas no Superior Tribunal de Justiça, por exemplo, os ministros têm reconhecido esse direito dos aposentados. Embora o assunto ainda gere muita discussão. Os advogados explicam que, vale a pena tentar quando o trabalhador pagou pelo menos mais cinco anos de contribuição depois de ter se aposentado. Se o julgamento não for favorável o aposentado não perde nada. “Não, ela não perde, ela perde só o direito de requerer um novo benefício, mas ela continua com o benefício anterior, com a mesma aposentadoria, ela não tem prejuízo nenhum em razão disso”, garantem os advogados!
José de Souza Costa se aposentou e teve que continuar trabalhando para manter a família. Também entrou com processo na Justiça para mudar o benefício e conseguiu:
de R$ 1.600, passou a receber mais de três mil e trezentos reais. “Eu tinha direito, com certeza. E hoje eu estou satisfeito nesse ponto, porque de outra maneira como é que eu ia ter esse salário?” "
Amigos, se desejarem mais informações sobre o assunto, indico-lhes o site:
O site em questão é de um escritório, altamente especializado no assunto, no qual um dos meus sobrinhos é sócio ( Murilo Aith).
Além da total confiabilidade, tem muita experiência no assunto, e contam com filiais em Curiba,Porto Alegre e outras praças.
Segundo vimos na matéria da Globo e informações obtidas com meu sobrinho, realmente vale a pena tentar, mesmo porque, não há risco de qualquer natureza ao aposentado. E o prazo de contribuição pós aposentadoria, não precisa ser necessariamente de 5 anos, pode ser inferior. Cada caso deve ser préviamente e responsavelmente analisado, por confiáveis advogados.
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário