ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

segunda-feira, 15 de março de 2010

DUAS NOTÍCAS INTERNACIONAIS E FICAMOS ENTRE A PREOCUPAÇAO,SURPRESA,REVOLTA E ESPERANÇAS!

Duas noticias internacionais chamaram a nossa atenção, nos jornais de hoje.Ficamos entre a preocupação e revolta.Vejam o porque:
1ª): A Grécia esta a beira da falência.
Vínhamos acompanhando pelos noticiários que a Grécia passava por sérias dificuldades devido seu alto grau endividamento, mas não imaginávamos risco tão acentuado e muito menos conhecíamos a origem dos problemas. Mas um jornalista grego, Nikos Konstandaras, faz um relato emblemático, profundo, das raízes do problema daquele milenar/histórico país.Relata o jornalista que o centro dos problemas foram os maus políticos gregos, que não tiveram coragem de explorar recursos nacionais e os talentos da população para o bem público. Limitaram seus governos dar as pessoas o que elas desejavam, e elas, deixaram de exigir melhor administração e transparência. Por anos foi este o ritual, as pessoas reclamavam,pressionavam e o governo atendia, sem que nenhuma das partes se importasse com as finanças e o futuro do país. Os benefícios se expandiram, os cargos públicos aumentaram sempre ocupados pelos apoiadores dos regimes que simultaneamente perseguiam os adversários. E não poderia dar outra coisa, um enorme e altamente ineficaz setor público que somado com as aposentadorias compromete 51% do PIB daquele país. O setor público deste porte, ficou cada vez mais voraz, exigindo mais empregos e mais salários, esgotando maior parcela de recursos do país, frustrando qualquer iniciativa positiva e esmagando a saúde, educação e sistemas de aposentadoria. Lá, de 50 a 60% dos salários vão para impostos e taxas previdenciárias, e mesmo assim, o povo ainda precisa pagar do bolso para ter serviços de saúde e educação! A excessiva carga tributaria e a ausência de bons serviços públicos, fez aumentar a evasão das receitas (economia negra) e diminuir a contratação de mão de obra. Os salários são pequenos para empregados e os custos impraticáveis para os empregadores. A burocracia facilita a corrupção e vem afetando a moral daquele povo, que passou a acreditar na impunidade dos infratores.Conclui o jornalista Nikos que só lhes resta uma esperança:
“Fazer sacrifícios suficientes em salários, aposentadorias e qualidade de vida para manter a confiança dos mercados e receberem ajuda necessárias para corrigir problemas acumulados por anos a fio.”
(Reconhece alguma semelhança com a nossa República Sindical?)
2ª): Meninas são molestadas na Índia! Por autoridades!!!
Meninas são constantemente molestadas na Índia por autoridades poderosas, que abusam dos seus cargos e conseguem evitar investigações e processos. Mas um caso ganhou notoriedade, ganhou a mídia, chegou finalmente a Alta Corte, tudo graças à valentia, a persistência de uma família simples que resolveu enfrentar e escancarar o corrupto sistema indiano.
Vamos abreviar, para que conheçam a perversidade e a corrupção na Índia :
Em 12/08/1990, Ruchika, uma talentosa tenista de 14 anos, na companhia da amiga Aradhna, foi visitar o policial graduado e presidente de um clube de tênis, Shanbhu Rathore.
Rathore, retirou da sala a amiga Aradhna,mas quando ela voltou minutos depois,viu o policial bolinando,pressionando seu corpo contra o corpo da amiga Ruchika. Assustado o policial e presidente do clube de tênis Rathore deixou que Ruchika saísse correndo da sala.Elas temiam contar as famílias, pois sabiam dos poderes do policial.Mas diante da insistência dele, resolveram contar aos pais.A família escreveu as autoridades locais, e foi a partir daí que começaram as perseguições à família.Primeiro Ruchika foi expulsa da escola.Três anos se passaram e seu irmão Ashu, foi falsamente acusado de furtar veículos.Ficou preso por 2 meses, espancado e alimentado com pão e água.Foi solto s/fiança mas logo foi detido novamente por semanas sem qualquer explicação.Em 25/12/1993, a policia levou-o até o bairro da família e desfilou com ele pelas ruas,surrado,e algemado e os policiais ainda disseram a Ruchika:
”Tá vendo seu irmão? A mesma coisa vai acontecer com seu pai.” E apenas três dias depois, o pai de encontrou Ruchika morta na cama. Ela havia se envenenado, sentindo-se responsável pela situação. O pai de Ruchika iniciou uma verdadeira batalha contra os poderosos. O algoz, o policial Rathore ainda foi promovido chegando ao topo da policia, mas o caso não evaporára. A amiga Aradhna e os pais dela, e os pais de Ruchika continuaram a luta pressionando por investigações. E finalmente em 21/12/2009 o chefe de policia Rathore foi condenado, 20 anos depois , por molestar a jovem tenista Ruchika.Rathore foi condenado a 6 meses de prisão e multa equivalente a R$39,00,mas está em liberdade aguardando resultado de recursos apelatórios.
Vejam a emocionante declaração do pai de Ruchika pós julgamento e condenação do policial:
“Esta é uma luta contra um sistema apodrecido.
Temos que fazer nosso dever.
Vou levar este caso até o final da minha vida.”
(Pedro Bial, este sim é um herói!)
▀®▀

Nenhum comentário:

Postar um comentário